quarta-feira, março 31, 2004

HOJE ACONTECEU (31 de Março)


EFEMÉRIDES

1596. Nasce o filósofo francês René Descartes. Nascido em La Haie (França), é considerado o inaugurador da época moderna da história da filosofia e primeiro representante da corrente racionalista, tendo colocado como núcleo da pesquisa filosófica o problema do conhecimento.
Opondo-se veementemente à tradição escolástica de influência aristotélica, Descartes, sob inspiração do rigor demonstrativo das deduções matemáticas, foi movido pela preocupação de encontrar um fundamento absoluto e irrefutável para as ciências, que pudesse simultaneamente servir-lhes de princípio unificador, na tentativa de criar um sistema universal do saber.
Obras de Descartes:
Compendium musicæ (1618); Studium bonæ mentis, perdido (1620-25); Regulæ ad directionem ingenii, incompleta e publicada postumamente (1627-28); De la divinité, perdido (1628-29); Monde, não publicado (1632-33); Discours de la Méthode pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences. Plus la Dioptrique, les Météores et la Géométrie, qui sont des essais de cette méthode, Explication des engins par l'aide desquels on peut avec une petite force lever un fardeau fort pesant, Essais (1637); Meditationes de prima philosophia, in qua Dei existentia et animæ humanæ a corpore distinctio demonstratur (1642); Principia philosophiæ (1644); Méditations métaphysiques, Principes de philosophie, traduzidos do latim (1647); Description du corps humain (1647-48); Notæ in programma quoddam, Manuscrit de Göttingen, esta última só descoberta em 1895 (1648); Les passions de l'âme (1649); La Recherche de la vérité par la lumière naturelle (?).



René Descartes
(1596-1650)


1869. Morte do espiritualista francês Allan Kardec.

1889. Inauguração da torre Eiffel na cidade de Paris.

1939. A Grã-Bretanha e a França concordam em apoiar a Polónia se esta for invadida por Hitler.

1964. Na década de 60, o Brasil sofreu um golpe radical na sua trajetória política que marcou profundamente a vida do país. O dia 31 de Março de 1964 é o marco desse golpe que, liderado pelas Forças Armadas, depôs o Presidente da República João Goulart. Nesta data os militares assumiram o governo e mergulharam o país numa ditadura que durou 21 anos.


|

terça-feira, março 30, 2004

HOJE ACONTECEU (30 de Março)


EFEMÉRIDES

1920. Gago Coutinho e Sacadura Cabral, aviadores portugueses, iniciam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, que terminará a 17 de Junho com êxito.

1981. O presidente Ronald Reagan, dos EUA, é ferido a tiro no exterior do Hotel Hilton em Washington.

1986. Morre do actor norte-americano James Cagney.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Vincent van Gogh. Nasceu em 1853, na cidade de Zundert, Holanda. Mestre da arte moderna, com seu estilo pessoal e espontâneo. É um dos pintores mais conhecidos do grande público na actualidade, a sua obra exerceu poderosa influência sobre a estética expressionista, que marca grande parte da arte moderna e toda a pintura posterior. Vincent Van Gogh morreu praticamente no anonimato, depois de uma vida atormentada que o levaria ao isolamento e finalmente ao suicídio. Ao morrer, havia vendido um único quadro e a sua fama data dos primeiros anos do século XX.



Vicent van Gogh
(1853-1890)


Eric Clapton.

Francisco Goya.

Warren Beatty.


|

segunda-feira, março 29, 2004

HOJE ACONTECEU (29 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial da Juventude.


EFEMÉRIDES

1954. Elvis Presley grava seu primeiro disco.

1971. Na Jórgia, EUA, o tenente William Calley é considerado culpado do massacre de vinte e dois civis em My Lay, Vietname, e é condenado a prisão perpétua.

1976. "Derzu Uzala", filme de Akira Kurosawa, ganha um Oscar.

1998. Dois meses antes da abertura da EXPO'98, foi inaugurada a maior ponte da Europa e uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal: a Ponte Vasco da Gama. Situada a oriente de Lisboa, a nova ponte liga Sacavém ao Montijo. O início da obra ocorreu em Julho de 1995, depois de uma primeira fase de planeamento que durou sensivelmente 3 anos. No total, a ponte tem um comprimento de 17,2 quilómetros, 12,3 dos quais em tabuleiros suspensos sobre o rio Tejo. A sua construção mereceu o Prémio da Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e engenharia em 2000.



Ponte
Vasco da Gama


OUTROS ANIVERSÁRIOS

Lima Duarte. Baptizado como Ariclenes Venâncio Martins, o actor e director de rádio e televisão Lima Duarte nasceu em 1930 na cidade de Sacramento (MG). Considerado um dos pioneiros da televisão, foi o criador de vários tipos inesquecíveis que marcaram época em novelas como “O Bem-amado” (1973) e “Roque Santeiro” (1986).
Astrud Gilberto.
Christopher Lambert.


|

domingo, março 28, 2004

Bom Domingo!


Que a Paz Eterna esteja em todos os corações, que somente o Amor prevaleça, e que todos nós, unidos, sejamos um só coração a pulsar na Humanidade e no Universo.


|

Fala da Raposa ao Pequeno Príncipe


Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol!

Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros.

Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.

O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música.

E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo?

Os campos de trigo não me lembram coisa alguma.

E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro.

Então será maravilhoso quando me tiveres cativado.

O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti.

E eu amarei o barulho do vento no trigo.


Saint Exupèry


|

HOJE ACONTECEU (28 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Nacional dos Centros Históricos
.

EFEMÉRIDES

1939. Madrid rende-se a Franco. Fim da Guerra Civil em Espanha.

1941. Aniversário de morte da escritora Virginia Woolf (1882-1941). Romancista inglesa, ensaísta e crítica literária, que criou o romance moderno juntamente com autores como Marcel Proust e James Joyce. (Ver artigo dedicado a Virginia Woolf no ACUSO! "2")



Virginia Wolf
(1882-1941)


1943. Aniversário de morte do músico Sergei Rachmaninoff.

1969. Morte do general Dwight D. Eisenhower.

1980. José de Anchieta é beatificado pelo papa João Paulo II.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Mario Vargas Llosa.


|

sábado, março 27, 2004

HOJE ACONTECEU (27 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial do Teatro.
Dia Nacional do Dador de Sangue.


EFEMÉRIDES

1899. Marconi comunicou em telegrafia sem fios através do Canal da Mancha, uma estreia para este modo de transmissão.

1958. Kruchtchev torna-se presidente do Conselho de Ministros da URSS.

1968. Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, morre em acidente de aviação.

1973. "O Padrinho" filme de Francis Ford Coppola, ganha o Óscar, mas Marlon Brando recusa o prémio.

1977. Um Jumbo da PAN AM colide com um Jumbo da KLM, em Tenerife, tendo morrido no acidente quinhentas e sessenta e seis pessoas.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Sarah Vaughan


|

MAÇÃ


Ciência e Saúde

Maçã e Colesterol

A maçã contém um tipo de carboidrato complexo, chamado pectina, que forma as fibras das frutas cítricas e que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. De modo que, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo.

A maçã promove a tonificação do Qi do aquecedor médio e do baço/pâncreas que, em última análise, é responsável pelo funcionamento do tubo digestivo. É necessária a boa atividade do mesmo para que a maçã possa exercer as suas funções.

A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente, evitando desta maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Este processo evita a transformação do açúcar em gordura.

Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retomam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso, responsáveis pela formação de cálculos biliares.

A ação benéfica da maçã sobre o coração atua de duas maneiras:

- Pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração;

- Pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose.

Com isso, melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.

- Produz líquidos orgânicos (Jin Ye);
- Umedece os pulmões;
- Elimina o calor do verão;
- Tonifica o Qi do aquecedor médio.

Maçã e Emagrecimento

O efeito emagrecedor da maçã estabelece-se em dois níveis:

- o primeiro pela ação já vista pela pectina, que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol ;

- o segundo é conseqüência do primeiro efeito, o organismo é obrigado a gastar calorias de reserva, acumuladas sob a forma de gordura.

O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente o excesso de água retida no corpo.

Maçã e o Calor do Verão

A maçã possui características refrescante, apaziguando os efeitos deletérios do calor nos órgãos, provocados pelo calor de verão, suprimindo dores torácicas e a agitação interna. Pelo mesmo princípio, a maçã neutraliza os efeitos da umidade-calor das bebidas alcoólicas.

Devido ao seu poder de produzir líquidos orgânicos, que é também um mecanismo de combater o calor e os efeitos produzidos pelo mesmo, e associada ao poder umidificante nos pulmões, a maçã atua mantendo o equilíbrio hídrico do nosso corpo.

Fonte: Alimentos - Aspectos Energéticos
A essência dos alimentos na saúde e na doença
Dr. YSAO YAMAMURA


|

sexta-feira, março 26, 2004

HOJE ACONTECEU (26 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia do Livro Português.


EFEMÉRIDES

1211. Morreu, em Coimbra, D. Sancho I (1154-1211), segundo rei de Portugal. Governou entre 1185 e 1211.

1827. Aniversário de morte do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

1892. Morreu Walt Whitman, poeta norte-americano, nascido em 1819 em West Hills, Long Island. Foi sepultado em Camden, New Jersey.

1911. Nasce o dramaturgo norte-americano, Thomas Lanier Williams (Tennessee Williams), em Columbus, no Estado do Mississipi. O pai, um comerciante de calçado dado ao deboche, era oriundo do estado do Tennessee, facto que valeu a Thomas a alcunha com que veio a assinar a sua obra. A mãe, uma criatura oprimida pelos vícios e maus fígados do marido, revelou-se crédula e insegura. Devido aos frequentes episódios de violência doméstica, a família teve que se mudar dezasseis vezes num espaço de quinze anos. Em 1939 foi-lhe atribuída uma bolsa pela Fundação Rockefeller, o que o auxiliou na produção de Battle Of Angels (1940). Seguiram-se The Glass Menagerie (1944), peça de carácter essencialmente autobiográfico, e a obra que o consagrou a nível internacional, A Streetcar Named Desire (1947, Um Eléctrico Chamado Desejo), que contava a história de uma jovem que é abandonada pelo noivo. A peça, galardoada com o Prémio Pulitzer em 1948, foi adaptada para o cinema com grande sucesso. Em 1947 conheceu um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, descendente de sicilianos, Frank Merlo, por quem se apaixonou, e com quem passou a manter uma relação. Em 1955 repetiu a proeza de arrebatar um Prémio Pulitzer, após a estreia de Cat On A Hot Tin Roof (Gata em Telhado de Zinco Quente), peça que também mereceu rodagem cinematográfica, com a participação de nomes como Elizabeth Taylor e Paul Newman no elenco.Residente num hotel de Nova Iorque, Tennessee Williams sufocou até à morte com a cápsula de um frasco de medicamentos que se alojou na sua garganta, a 24 de Fevereiro de 1983.

1923. Aniversário de morte da atriz Sarah Bernhardt.

1973. Pela primeira vez, as mulheres podem entrar na Bolsa de Londres.

1991. Constituição do Mercosul por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Diana Ross
Leonard Nimoy


|

quinta-feira, março 25, 2004

APELO


Apelo a todos os amigos que tiveram a amabilidade de linkar, nos respectivos blogs, o ACUSO! "1", que façam o mesmo em relação ao ACUSO! "2", em simultâneo ou em alternativa, a escolha é vossa.

Os dois blogs mantêm-se, embora com objectivos diferentes, pois os inicialmente delineados para o "1" passaram para o "2", assumindo o "1" um carácter mais lúdico.

Obrigado a todos.


|

HOJE ACONTECEU (25 de Março)


EFEMÉRIDES

1655. Christian Huygens descobre Titã, satélite de Saturno.

1752. Afundamento da maior parte da catedral de Buenos Aires. Após a sua reconstrução seria reaberta exactamente 39 anos depois, a 25 de março de 1791.

1793. A Espanha declara guerra à França.

1810. As tropas de Napoleão ocupam o Vale de Arã (território catalão de língua oficial occitana) na Guerra do Francês.

1821. Grécia celebra a sua independência do Império Otomano após o fim da guerra encetada na vaga revolucionária romântica de 1820.

1824. A Primeira Constituição a vigorar no Brasil (até 1889) é outorgada por D. Pedro I em 1824, depois de dissolvida a Assembleia Geral Constituinte, no tumultuado período que se seguiu à independência. Datada de 24 de Fevereiro de 1824, seu projeto se deve, em boa parte, a José Joaquim Carneiro de Campos, depois marquês de Caravelas, mas é indubitável que nele também colaborou o jovem imperador.

1825. A Nona Sinfonia de Beethoven é interpretada pola vez primeira em Londres.

1835. Aparecem os primeiros Contos de Hans Christian Andersen.

1876. Primeira competição ciclista da história em Cambridge para estabelecer o récord da hora.

1908. Nasce uma das equipas míticas do Brasil, o Clube Atlético Mineiro, no Estado de Belo-Horizonte (Brasil). Como homenagem, uma modesta equipa da costa galega tem o mesmo nome (joga na quinta categoria, Regional Preferente-Norte).

1917. O governo reformista de Kerensky abole a pena de morte em Rússia. Após a Guerra Civil será novamente implantada.

1918. Aniversário de morte do compositor Claude Debussy.

1924. Jorge de Grécia é derrotado e é proclamada a república.

1928. O general Carmona vence nas eleições presidenciais portuguesas.


1933. Suprimem-se os sindicatos livres na Alemanha.

1937. O Egipto é admitido na Sociedade de Nações (antecessora da ONU).

1939. O cardeal Eugenio Pacelli é designado Papa: Pio XII.

1948. Proclamação da República da Índia.

1953. Coroamento de Husein de Jordânia.

1954. A RCA (Radio Corporation of America) fabrica o primeiro televisor a cor.

1957. A Bélgica, a Holanda e Luxemburgo (BENELUX); a Itália, a França e a República Federal da Alemanha assinam o Tratado de Roma através do qual se cria a Comunidade Económica Europeia (CEE).

1962. Atentados do OAS na Argélia: 110 mortos e 147 feridos. O Desportivo da Crunha, após cinco anos na Segunda Divisão, retorna à elite do futebol espanhol.

1968. Começa a revolução estudantil do Maio Francês ou Maio de 68.

1970. Primeiro voo supersónico do Concorde. Bangladesh (de maioria muçulmana) proclama-se república independente da antiga colónia britânica da índia.

1975. O rei Faisal de Arábia Saudita é assassinado por um sobrinho perturbado mental.

1990. O presidente do Brasil ordena que sejam dinamitados 110 aeroportos clandestinos, construídos nas reservas dos Índios Ianomani.

1992. É enterrado Ricardo Portela Bouças, considerado como um dos melhores gaiteiros (gaita de foles) galegos.

1996. O Comité Veteriário da UE proíbe as exportações de gado vacum britânico e dos seus produtos derivados devido à doença das vacas loucas. O Parlamento Galego considera drogas o alcool e o tabaco e, aliás, aumenta para os 18 a idade mínima para poder comprar estes produtos.

1997. A UNESCO declara património da humanidade a capital da Galiza, Santiago de Compostela.

1999. A Comissão de Apelação da Câmara dos Lordes (Reino Unido) recusa pela segunda vez a imunidade do general Augusto Pinochet. O italiano Romano Prodi é designado presidente da Comissão Europeia.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Simone Signoret
Aretha Franklin
Elton John


|

quarta-feira, março 24, 2004

HOJE ACONTECEU (24 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Nacional do Estudante (Portugal).
Dia da União dos Povos Latino-americanos.
Dia Mundial do Combate à Tuberculose.


EFEMÉRIDES

1430. Nasce Mohammed II O Magnífico, sultão da Turquia.

1455. Morre o papa Nicolau V.

1603. Morre Isabel I, rainha da Inglaterra. Jacob I é proclamado como o seu sucessor.

1809. Nasce Mariano José de Larra, escritor e jornalista espanhol.

1815. O rei da Espanha, Fernando VII, cria a Orden de Isabel la Católica para recompensar a quem se distinguisse polo seu serviço à Espanha nas colónias americanas.

1849. O ex-rei da Sardenha, Carlos Alberto, foge para Portugal após ter abdicado a favor do lombardo Vítor Manuel II no processo de unificação da península itálica.

1871. Proclamação da Comuna em Marselha (Occitânia).

1874. Nasce o famoso ilusionista Harry Houdini.

1887. Robert Koch explica em Berlim o descobrimento do bacilo da tuberculose (bacilo de Koch). Nasce o actor Fatty Arbuckle.

1901. Nasce o caricaturista holandês Ub Iwerks.

1905. Morre Jules Verne, escritor francês, criador do romance de antecipação científica, Jules Verne nasceu a 8 de Fevereiro de 1828, na cidade portuária de Nantes.

1911. Nasce Joseph Barbera, que com William Hanna formaria a produtora de desenhos animados Hanna&Barbera.

1919. Nasce o autor e editor estado-unidense Lawrence Ferlinghetti.

1926. Nasce, na aldeia de San Giano, na Lombardia, o dramaturgo italiano Dario Fo.

1933. O "Reichstag" (Parlamento alemão) aprova a chamada "lei dos plenos poderes", dando a Adolph Hitler uma autoridade ditatorial.

1934. As ilhas Filipinas convertem-se em Estado independente.

1939. O marechal francês Philippe Pétain (colaborador dos nazis), reconhece o governo ditatorial e fascista de Francisco Franco em Espanha.

1974. Última reunião clandestina da Comissão Coordenadora do MFA, na qual foi decidido o derrube do regime e o golpe militar.

1976. Numa acção brutal, as forças militares argentinas depõem o presidente Perón.

1981. Nas grutas de Palop (Alacante - Países Catalães) descobrem-se pinturas do período Neolítico.

1988. O trabalhista Joe Bossano ganha as eleições legislativas em Gibraltar (Reino Unido).

1989. O petroleiro Exxon Valdez verte 240 mil barris de petróleo nas costas de Alasca (EUA).

1999. Começam os bombardeamentos da OTAN (NATO) na Jugoslávia.

OUTROS ANIVERSÁRIOS

Steve McQueen, actor norte-americano.

NOTA: Mais uma vez os nossos agradecimentos ao blog galego Pensa Galiza, que nos autoriza a transcrição dos seus posts de efemérides, o qual tem prestado uma preciosa colaboração para a actualização dos nossos posts sobre o mesmo tema.


|

terça-feira, março 23, 2004

ATENÇÃO BRASIL!

Caros Amigos,

Por favor, divulguem. Eu estou coordenando pessoalmente este projeto, e qualquer dúvida podem entrar em contato comigo.


Michelle Lima

(21) 2223-0290

Coordenadora de Projetos


O Centro Nacional de Estudos e Projetos - CNEP, juntamente com a ong TAMIM, estará cadastrando crianças de 0 a 12 anos de idade, comprovadamente de baixa renda, moradoras de qualquer município do estado do Rio de Janeiro, portadoras de deformidades inestéticas diversas (lábio leporino, fenda palatina, cicatrizes, seqüelas de queimaduras, seqüelas de violência, síndromes e outras), durante a Ação Global, para receberem cirurgias corretivas GRATUITAMENTE.

O cadastro servirá para encaminhar as crianças às etapas de Triagem do Projeto Uma Vida a Cada Dia - Cirurgias Reparadoras em Crianças - que deverá realizar-se no ano de 2004.

Se você conhece alguma criança nas condições descritas acima, ajude-a, indicando este serviço ao seu responsável ou a alguém próximo.

Pratique você também a sua ação de Responsabilidade Social! Este projeto já beneficiou mais de cento e vinte crianças, através de quase duzentas cirurgias.

Para saber mais sobre o CNEP e o projeto "Uma Vida a Cada Dia - Cirurgias Reparadoras", acesse o site:




|

HOJE ACONTECEU (23 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial da Meteorologia


EFEMÉRIDES

1534. Henrique VIII de Inglaterra é excomungado por se querer divorciar de Catarina de Aragão. Este facto será a chave para a reforma anglicana.

1749. Nasce Pierre-Simon Laplace, sábio francês.

1842. Morre o escritor francês Henrry Beyle Stendahl.

1867. Nasceu em Ponte de Lima Norton de Matos. Governador-geral e Alto Comissário de Angola, Ministro das Colónias e da Guerra, Embaixador em Inglaterra, Delegado de Portugal à Conferência de Paz em 1919. Foi candidato à Presidência da República em 1949, contra o marechal Carmona, candidato do regime. Acaba por desistir da sua candidatura, por falta de condições durante a campanha eleitoral.

1900. Nasce Erich Fromm, psicanalista germano-estado-unidense.

1905. Nasce Paul Grimault, realizador de filmes de animação.

1910. Nasce o cineasta japonês Akira Kurosawa (Os Sete Samurais é o seu filme mais conhecido no Ocidente).

1919. Mussolini funda os fascii di combattimento em Milão.

1933. Hitler torna-se ditador da Alemanha.

1937. Nasce o médico estado-unidense Robert Gallo, co-descobridor do vírus da SIDA.

1944. As SS nazis matam 335 pessoas em Ardeatinas (Roma).

1956. Proclamação do Paquistão como república islâmica.

1957. Éder Jofre estreia no boxe profissional.

1971. Golpe de Estado na Argentina contra o presidente Roberto Levingston.

1980. Morre Alfred Hitchcock, cineasta britânico-estado-unidense (Psico, Os Pássaros, Vertigo, Janela Indisdreta, etc.).

1989. A Hungria legaliza o direito de greve, sendo (após a Polónia) o segundo país da Europa do Leste em fazê-lo.

1996. Lee Teng-Hui converte-se no primeiro presidente de Taiwan eleito democraticamente.

2001. A estação orbital russa MIR, depois de desactivada, regressou hoje à Terra, tendo-se despenhado algures no Pacífico. A sua reentrada na atmosfera e queda na oceano não causou quaisquer danos pessoais, havendo, no entanto, algum receio, por parte dos ambientalistas, reservas quanto a um possível desastre ecológico no local a médio prazo. Aniversário de morte de David McTaggart, um dos fundadores do Greenpeace.


|

A OSTRA E A PÉROLA


"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"...

As pérolas são feridas curadas, pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?

Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?

Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?

Você já sofreu os duros gospes do preconceito?

Já recebeu o troco da indiferença?

Você já teve sua liberdade tolhida de alguma forma por autoritarismos?

Então produza uma pérola !!!

Cubra suas mágoas com várias camadas de amor.

Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras Vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Um sorriso vale mais que mil palavras...


(autor desconhecido)


|

segunda-feira, março 22, 2004

HOJE ACONTECEU (22 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia do Teatro Amador.
Dia Mundial da Água
, instituído pela ONU em 1992.

EFEMÉRIDES

1895. Os irmãos Lumière apresentam pela primeira vez o cinematógrafo em Paris.

1904. No jornal britânico Dailly Illustrated é publicada a primeira fotografia colorida.

ANIVERSÁRIOS

Fanny Ardant
William Shatner


|

domingo, março 21, 2004

HOJE ACONTECEU (21 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial da Floresta.
Dia Nacional da Árvore.
Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.
Dia Mundial do Sono.


EFEMÉRIDES

1685. Nasce Johann Sebastian Bach, em Eisenach, Turíngia, Alemanha.

1960. Nasceu Ayrton Senna da Silva, piloto brasileiro de fórmula um. Foi por três vezes campeão do mundo. Morreu num trágico acidente no Grande Prémio de Itália em 1 de Maio de 1994.

1984. No Rio de Janeiro, uma manifestação promovida pelo movimento “Diretas, já!”, reúne mais de 300 mil pessoas.

1994. O filme A Lista de Schindler de Steven Spielberg recebe sete Oscars.


|

sábado, março 20, 2004

HOJE ACONTECEU (20 de Março)


EFEMÉRIDES

1913 – Nasce a escritora portuguesa Ilse Losa, de ascendência judaico-alemã.

2001 – O autocarro acidentado na ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios é parcialmente resgatado, sendo recuperados mais seis corpos. Dos presumíveis cerca de 70 mortos, passageiros do autocarro e dos automóveis arrastados para o rio com a derrocada da ponte, até ao momento só foram recuperados 15 corpos.

2003 - George W. Bush, Presidente dos E.U.A, ordena o ataque unilateral ao Iraque (segundo a hora iraquiana).

ESTÃO DE PARABÉNS

Spike Lee
William Hurt


|

AFINIDADE


Afinidade não é o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, os adiantamentos,a distância, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto de onde foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediante a vida. É a vitória do adivinhado sobre o real, do subjetivo sobre o objetivo, do permanente sobre o passageiro, do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro, mas quando ela existe, não precisa de códigos verbais para se manifestar. Ela existia antes do conhecimento, erradia durante e permanece depois que as pessoas deixam de estar juntas.

Afinidade é ficar longe, pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem, sensibilizam. Afinidade é receber o que vem de dentro com uma aceitação anterior ao entendimento. Afinidade é sentir com... Nem sentir contra, sem sentir para. Sentir com e não ter necessidade de explicação do que está sentindo. É olhar e perceber.

Afinidade é um sentimento singular, discreto e independente. Pode existir a quilômetros de distância, mas é adivinhado na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.....

Afinidade é retomar a relação no tempo em que parou. Porque ele (tempo) e ela (separação) nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada (tirada) pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse ser cada vez mais.


- Artur da Távola -

***

a= ausente, sem

finidade= final, término

a+finidade= sem fim


|

sexta-feira, março 19, 2004

HOJE ACONTECEU (19 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia do Pai

EFEMÉRIDES


1279. Vitória da Mongólia sobre a China e fim da dinastia Song.

1727. Aniversário de morte do físico, matemático e astrónomo Isaac Newton.

1809. Nasce o escritor catalão Josep Bernat i Valdoví.

1882. Coloca-se a primeira pedra do templo catalão Sagrada Família (ainda sem construção), obra de Antoni Gaudí.

1915. Plutão é fotografado pela primeira vez, mas não é reconhecido como um planeta.

1920. O Senado dos EUA rejeita o Tratado de Versalhes.

1933. Em Portugal é aprovado em plebiscito nacional a Constituição que servirá de base ao Estado Novo. Os nazis alemães inauguram o seu primeiro campo de extermínio.

1944. A Alemanha ocupa a Hungria.

1949. A República Democrática da Alemanha (Alemanha oriental, comunista) aprova a sua Constituição.

1950. Aniversário de morte do criador do personagem Tarzan, Edgar Rice Burroughs.

1962. A França concede a independência à Argélia segundo os Acordos de Évian. Tornar-se-á efectiva em 3 de Julho do mesmo ano.

1972. A Índia e o Bangladesh assinam um Tratado de amizade e de mútua defesa.

1982. Tropas argentinas desembarcam na Ilha de Geórgia do Sul. Este facto fará que a 2 de Abril o Reino Unido intervenha para reocupá-la (Guerra das Malvinas).

1984. O Iraque e Jordânia assinam um tratado delimitando as suas fronteiras.

1987. Morre Louis de Broglie, físico francês e prémio Nobel em 1929.


1995. Atentado com gás Sarim no metro de Tóquio atinge 5 mil pessoas.

1996. Após de 4 anos de ocupação sérvia, Sarajevo volta ser uma cidade unida.

ESTÃO DE PARABÉNS

Glen Close, actriz norte-americana.
Bruce Willis, actor norte-americano.
Ursula Andrews, actriz suiça


|

quinta-feira, março 18, 2004

TODOS À MANIF!




|

HOJE ACONTECEU (18 de Março)


EFEMÉRIDES

1227. Morre Honório III, Papa.

1455. Morre o pintor Fra Angélico.

1526. O rei da França, Francisco I, regressa a Paris após cativeiro sofrido em Madrid.

1662. Inicia-se em Paris o primeiro serviço de transportes públicos.

1690. Nasce Christian Goldbach, matemático alemão.

1700. Cria-se a Academia das Ciências de Berlim.

1785. Um absurdo edicto imperial proíbe dançar a valsa em Viena.

1858. Nasce Rudolf Diesel, inventor do motor do mesmo nome.

1869. Nasce Neville Chamberlain, primeiro ministro britânico entre 1937 e 1940.

1871. Início da sublevação da Comuna de Paris.

1874. Através dum Tratado, Hawaii recebe direitos de comércio com os EUA.

1900. Morre, no Porto, o poeta António Nobre.

1922. As autoridades britânicas condenam a 6 anos de prisão o secessionista hindu Mohandas Karamchad (Mahatma Gandhi).

1924. Publicação do Manifesto da Poesia Pau-Brasil de Oswald de Andrade no jornal Correio da Manhã (Brasil).

1927. Nasce George Plimpton, escritor (falecido em 2003).

1932. Nasce John Updike, escritor estado-unidense.

1938. Nacionalização do petróleo no México. Terceiro e último dia do mais devastador dos bombardeamentos fascistas que, na Guerra Civil Espanhola, padeceria Barcelona.

1940. Hitler e Mussolini reunem-se em Brenner.

1949. Publica-se o texto da formação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

1959. Hawaii converte-se no quinquagésimo estado dos EUA, facto que se oficializaria a 21 de Agosto. Nasce Luc Besson, realizador francês.

1962. Os Acordos de Évian reconhecem a independência da Argélia em relação à França.

1965. O astronauta soviético Aleksey Leonov converte-se no primeiro homem em fazer um "passeio espacial". Morre Faruk I, rei do Egipto.

1975. O Reino Unido integra-se no Comunidade Económica Europeia (CEE).

1983. Morre no exílio Umberto II, rei da Itália.

1986. François Mitterrand escolhe Jacques Chirac como chefe de Governo.

1995. Jaime de Marichalar casa com a infanta Elena de Borbón em Sevilha.

1997. Morre Willem de Kooning, pintor estado-unidense.

2001. Morre John Philips, músico dos The Mamas and the Papas. Segunda volta das eleições municipais da França.

2003. Pelo crime de ter opinião foram presos, em Cuba, 75 seres humanos. São escritores, jornalistas, oposicionistas. As suas penas, todas juntas, somam 1475 anos de prisão.

ANIVERSÁRIOS

Martha Suplicy. Prefeita (presidente da câmara) de São Paulo, sexóloga e militante do PT. Sua carreira pública teve como impulso o programa TV Mulher da Rede Globo, onde orientava casais sobre problemas sexuais. Em todos os seus mandatos, sofreu oposição de várias pessoas por defender idéias polémicas, mas que iam de alguma forma ao encontro de sectores menos favorecidos da sociedade. Ela já exerceu o cargo de deputada federal pelo PT-SP e é ex-esposa do senador pelo PT-SP Eduardo Suplicy.


|

quarta-feira, março 17, 2004

UMA DATA ESPECIAL...


Maria quer algo de José.
Algo que demonstre que José a ama.
Ela espera ansiosamente tal gesto de amor.

José é um homem bom e trabalhador.
Pensou no que agradaria à Maria.
Deu-lhe um ventilador.

Maria queria flores.
Ganhou ventilador.
Expressou sua dor.

José não a compreendeu.
Esperava alegria e sorriso.
Recebeu um desagradável mau humor.

É sempre assim, pensam ambos.
Novamente Não se conversam.

Maria, na sua carência de amor,
espera que da próxima vez
José satisfaça seus silenciosos desejos.

Gosta de ganhar presentes de surpresa.
Perde a chance de explicar o que deseja.
É obrigação de José perceber o que ela quer.

Ambos sofreram fundo,
cada um, as suas próprias carências...

Maria, por amor a José, continua esperando flores...
José, por amor a Maria, continua trazendo ventiladores...


IÇAMI TIBA


|

HOJE ACONTECEU (17 de Março)


EFEMÉRIDES

185. Morre o imperador romano Marco Aurélio.

1584. Morre Ivan, o Terrível, czar russo.

1776. O exército britânico retira-se de Boston, facto que a 4 de Julho daria lugar à proclamação da independência dos EUA.

1782. Morre o matemático suíço Daniel Bernoulli.

1808. Produz-se em Aranjuez um motim contra Godoy, valido do rei espanhol Carlos IV (e suposto amante da mulher deste).

1834. Nasce T. Daimler, inventor do motor de explosão.

1861. Formação do Reino de Itália.

1936. Decreta-se a disolução da Falange Española de las JONS, formação de extrema-direita criada por José Antonio Primo de Rivera.

1939. Oliveira Salazar, «chefe» do Estado Novo português, assina em Lisboa com o embaixador de Espanha (da Junta de Burgos e do Nuevo Estado chefiado por Franco) o Tratado de Amizade e Não Agressão entre os dois países (os dois regimes).

1948. Cria-se em Genevra a Organização Marítima Internacional (OMI). A França, o Reino Unido e os países do BENELUX (Bélgica, os Países Baixos e Luxemburgo) assinam o Tratado de Bruxelas, precursor da OTAN.

1951. Nasce Kurt Russell, actor.

1955. Morre Gary Sinise, actor estado-unidense.

1957. Morre Ramon Magsaysay, presidente filipino.

1959. O 14º Dalai Lama foge do Tibete para a Índia.

1962. Põe-se fim à guerra de Argélia com um princípio de acordo sobre a independência da ex-colónia francesa.

1964. Nasce o actor Rob Lowe.

1966. O submarino ALVIN acha uma bomba de hidrógeno dos EUA em Palomares (na costa mediterrânea espanhola). O pânico provocado fará que o ministro de Informação e Turismo, Manuel Fraga Iribarne, se banhe nessas águas para fazer desaparecer receios. Suspeita-se que essa foi a causa do seu cancro de pele.

1967. Nasce o rockeiro Billy Corgan.

1969. Golda Meir com 70 anos de idade, é eleita primeira-ministra de Israel, sendo a primeira mulher a desempenhar este cargo.

1972. Nasce Mia Hamm, considerada a melhor futebolista feminina.

1976. Aniversário de morte do cineasta italiano Luchino Visconti.

1984. O pintor catalão Antoni Tàpies ganha o Prémio Rembrandt.

1991. Morre a fascista Pilar Primo de Rivera y Sáenz de Heredia, fundador da secção feminina da Falange Espanhola.

1992. A África do Sul põe fim, através dum referendo, ao regime de apartheid.

ANIVERSÁRIOS (Hoje fariam anos)

Elis Regina, cantora brasileira.
Nat "King" Cole, cantor norte-americano.
Rudolf Nureyev, bailarino russo.


|

terça-feira, março 16, 2004

HOJE ACONTECEU (16 de Março)


EFEMÉRIDES

454. Morre Valentiniano III, imperador romano.

1825. Nasce, em Lisboa, o escritor Camilo Castelo Branco.

1865. Nasce Máximo Gorki, escritor russo.

1867. Publica-se o primeiro número do jornal ultra-direitista espanhol El Imparcial.

1901. É aprovada por alvará, a criação da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

1916. Abrantes é elevada a cidade.

1918. Nasce Frederick Reines, prémio Nobel de Física em 1995.

1919. Rodrigues Alves, presidente eleito do Brasil, morre de gripe espanhola sem chegar a tomar posse.

1926. Nasce Jerry Lewis, actor estado-unidense.

1929. Fecha a Universidade de Madrid após as manifestações de estudantes contra o Governo.

1930. Morre Miguel Primo de Rivera, ex-ditador espanhol. O seu filho José António Primo de Rivera seria o fundador da Falange, formação da extrema-direita que ainda existe, embora sob diferentes denominações.

1935. Hitler recusa o cumprimento das cláusulas militares do Tratado de Versalhes, reivindicando a liberdade de acção sobre o rearmamento do exército alemão.

1936. Nasce Francisco Ibáñez, criador (entre outros) dos personagens cómicos Mortadelo y Filemón (conhecidos por Salamão e Mortadela em Portugal e Mortadelo e Salaminho no Brasil).

1939. Morre a escritora sueca Selma Lagerlof, prémio Nobel de Literatura em 1909.

1940. Nasce Bernando Bertolucci, cineasta italiano.

1944. O mosteiro de Monte Cassino (no sul da Itália) fica destruído pelo bombardeamento iniciado pelos aliados o dia anterior.

1958. Inauguração do Jardim Zoológico de São Paulo (Brasil).

1974. Tentativa de golpe militar contra a ditadura em Portugal. O golpe falha e são presos cerca de 200 militares. Tropas saídas do quartel de Infantaria 5, nas Caldas da rainha, marcham para Lisboa, na tentativa de revolta contra o Governo de Marcelo Caetano; são detidas ao chegarem a Sacavém.

1979. Morre Jean Monnet, político francês e primeiro presidente da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), a qual dará origem à da actual UE.

1988. O general Noriega evita um golpe de Estado no Panamá.

1993. Morre a poeta portuguesa Natália Correia.

1995. Gerry Adams, líder do Sinn Féin, reúne-se pola vez primeira com o presidente dos EUA, Bill Clinton.

2003. George W. Bush (presidente dos EUA), Tony Blair (primeiro ministro britânico) e José María Aznar (presidente da Espanha) reúnem-se nos Açores (o Trio dos Açores) com a conivência do primeiro ministro português (Durão Barroso) para acordarem a invasão do Iraque.


|

segunda-feira, março 15, 2004

HOJE ACONTECEU (15 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Aniversário do Estado do Rio de Janeiro (Brasil).


EFEMÉRIDES

44 a.C. – Júlio César é assassinado em Roma.

1147 – D. Afonso Henriques toma Santarém aos Mouros.

1916 – Um exército de 12 mil homens dos EUA entra no México para capturar Francisco "Pancho" Villa.

1939 – As tropas de Hitler ocupam a Checoslováquia (Boémia e Morávia).

1961 – A UPA desencadeia os primeiros ataques a fazendas e vilas do norte de Angola.

1974 – O Presidente do Conselho de Ministros Marcelo Caetano demite os generais António de Spínola e Costa Gomes dos cargos de chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

1975 – Morre o empresário e armador grego, Aristóteles Onassis.

1978 - As Brigadas Vermelhas sequestram em Roma o dirigente democrata-cristão Aldo Moro que morrerá executado.


|

domingo, março 14, 2004

HOJE ACONTECEU (14 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial da Poesia.

EFEMÉRIDES

1804 – Nasce, em Viena, o compositor alemão Johnn Strauss.
1879 – Nasce em Ulm, Alemanha, filho de pais de origem judaica, Albert Einstein, que viria a ser notável investigador e criador da Teoria da Relatividade.
1883 – Karl Marx, ideólogo do Marxismo, morre em Londres.
1896 – O régulo Gungunhana é encerrado no Forte de Monsanto, depois de ter chegado a Lisboa, preso por Mouzinho de Albuquerque.
1933 – Proclama-se em Postdam o III Reich com Adolf Hitler à cabeça.
1934 – Morre, em Lisboa, o contra-almirante João de Canto e Castro que fora presidente da República.
1996 – Massacre de Dunblane (Escócia). Thomas Hamilton, um antigo dirigente juvenil de 43 anos, natural daquela localidade, entrou no ginásio da escola e assassinou a tiro 16 crianças (entre os 8 e 9 anos) e um professor, sem qualquer razão aparente.


|

PARTE DE NÓS


Espero que você possa aceitar as coisas

como elas são...

Sem pensar que tudo conspira contra você...

Porque parte de nós é entendimento....

Mas a outra parte é aprendizado...

Que você possa ter forças para vencer

todos os seus medos...

Que no final possa alcançar todos os seus objetivos...

Porque parte de nós é cansaço...

Mas a outra parte é vontade...

Que tudo aquilo que vês e escutas possa

lhe trazer conhecimento...

Que essa escola possa ser longa e feliz...

Porque parte de nós é o que vivemos...

Mas a outra parte é o que esperamos...

Que a manhã possa lhe oferecer todo

dia a divina luz..

Que você possa fazê-la seu único

e verdadeiro caminho...

Porque parte de nós é dúvida...

Mas a outra parte é crença...

Que você possa aprender a perder

sem se sentir derrotado...

Que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro...

Porque parte de nós é o que temos...

Mas a outra parte é sonho...

Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros...

Que você possa aceitar que só quem soube a sombra pode saber a luz...

Porque parte de nós é angústia...

Mas a outra parte é conforto...

Que você nunca deixe de acreditar...

Que nunca perca sua fé...

Porque parte de Deus é amor...

E a outra parte também!



Autor desconhecido


|

sábado, março 13, 2004

HOJE ACONTECEU (13 de Março)


EFEMÉRIDES

1938 – A Áustria é declarada como parte do Reich Alemão (a Anschluss).
1954 – No Vietname, inicia-se a ofensiva do Exército Popular com o ataque à base francesa de Dien-Bien-Phu.
1976 – Decorre a cimeira da Internacional Socialista no Porto, com a presença de Mário Soares, Willy Brandt, Olof Palme, Bruno Kreisky e François Mitterrand.
1999 – Ana Gomes chega a Dili, sendo a primeira autoridade de Lisboa a pisar solo timorense desde 1975.


|

sexta-feira, março 12, 2004

MEDITAÇÃO ATENCIOSA


Trata-se de uma técnica simples para desencadear um estado de relaxanento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta e permanece esperta você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo.

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser perturbado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.

Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento.Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.

Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.

Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.

Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.

Na prática da meditação você vai por uma de três experiências. Mas deve resistir à tentação de avaliar a experiência ou sua capacidade de seguir as instruções, porque as três reacções são "correctas".

Você pode se sentir entediado ou inquieto, e a mente vai se encher de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo liberadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.

Você pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que você anda precisando de mais horas de descanso.

Você pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.

Se descansar o suficiente, mantiver a boa saúde e devotar-se todos os dias à meditação, você vai conseguir um contacto significativo com o self.

Vai poder se comunicar com a mente cósmica, a voz que fala sem palavras e que está sempre presente nos intervalos entre um pensamento e outro. Essa é a sua inteligência superior ilimitada, seu génio supremo e verdadeiro, que, por sua vez, reflete a sabedoria do universo. Tudo estará a seu alcance se confiar na sabedoria interior.


|

HOJE ACONTECEU (12 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Internacional do Café.

EFEMÉRIDES

1261 – D. Afonso III concede foral à vila de Monção.
1535 – Fundação da vila de Olinda (PE, Brasil).
1809 – Nasce Charles Darwin, em Shrewsbury, Inglaterra.
1912 – Albert Berry, capitão do Exército norte-americano, executa o primeiro salto de pára-quedas a partir de um avião.
1929 – Chaves é elevada à categoria de cidade.
1930 – Gandhi lidera a Marcha do Sal na Índia.
1939 – O cardeal Eugénio Pacelli é sagrado Papa com o título de Pio XII.
1940 – A Finlândia assina um tratado de paz com a URSS, fazendo concessões territoriais.
1950 – Tentativa de rebelião contra o regime salazarista, a qual ficou conhecida como "A Revolta da Sé".

ANIVERSÁRIOS

Liza Minnelli, atriz norte-americana.


|

O ALVO


antiterrorismo.JPG


Estejas onde estiveres não deixaremos de te combater. Tu terrorista passas a ser o nosso alvo.


|

quinta-feira, março 11, 2004

HOJE ACONTECEU (11 de Março)

EFEMÉRIDES

1702 – Daniel Defoe, autor de “Robinson Crusoé”, lança o primeiro diário de Londres, o “Daily Courant”.
1938 – Tropas alemãs entram na Áustria.
1955 – Morre de Alexander Fleming, descobridor da penicilina.
1975 – Tentativa de golpe de Estado do general Spínola, do qual resultou um contra-golpe, que viria a definir o percurso da revolução portuguesa pós 25 de Abril.
2004 – Atentado terrorista em Madrid atribuído à ETA causa pelo menos 125 mortos.

ANIVERSÁRIOS

Astor Piazzolla - músico argentino


|

quarta-feira, março 10, 2004

HOJE ACONTECEU (10 de Março)

EFEMÉRIDES

1927 – Inicia-se a publicação da revista Presença.


|

terça-feira, março 09, 2004

HOJE ACONTECEU (9 de Março)


EFEMÉRIDES

1074 – O Papa Gregório VII excomunga todos os padres casados.
1959 – Lançamento da boneca Barbie.

ANIVERSÁRIOS

Américo Vespúcio
Irene Papas
Juliette Binoche
Ornella Muti
Yuri Gagarin


|

segunda-feira, março 08, 2004

SALVEM OS AMERICANOS


Este foi-me mandado por uma amiga, mas já deve a andar a circular por aí.

Sabiam que quando a NASA começou a mandar astronautas para o espaço, rapidamente descobriu que as esferográficas não escreviam em ambientes com gravidade zero. Para solucionar este problema, os cientistas da NASA passaram uma década e biliões de dólares a desenvolver uma caneta que escrevesse em ambientes com gravidade zero, virada para cima, debaixo de água, em quase todas as superfícies, incluindo vidro, e suportando desde temperaturas negativas até mais de 300º.

...Os Russos utilizaram o lápis.


|

AS CORES DO ARCO-ÍRIS: AURA-SOMA E A TEORIA DAS CORES


Por: Rosa Maria Masino

A teoria das cores, que sustenta o sistema Aura-Soma, é a teoria do poeta
alemão Johann Wolfgang von Goethe, que por sua vez, teve como base o trabalho do filósofo e naturalista grego Aristóteles (384-322 a.C.). Goethe no seu livro, reconhece que devia esse conhecimento aos filósofos gregos do início da nossa era.

De acordo com a teoria de Goethe, as cores azul, vermelha e amarelo se localizam em pontos opostos a uma cor complementar que representa uma combinação das outras duas. Por exemplo, em oposição à cor azul, está o laranja que é a combinação do amarelo e do vermelho. Oposto ao vermelho está o verde que é uma combinação do azul com o amarelo. Oposto ao amarelo está o violeta, que surge da combinação
do azul com o vermelho.

Podemos observar esta disposição de cores primárias e secundárias na forma de uma rosácea, onde na parte externa temos as cores primárias e secundárias e no interior surge uma roseta com as cores terciárias, que são criadas pela combinação das cores secundárias e as primárias.

Na roseta interior obtemos a cor coral como combinação do laranja e o vermelho. Em oposição ao coral, temos o turquesa que surge do azul e o verde. O azul royal surge entre o azul e o violeta, em oposição ao ouro, que surge entre o amarelo e o laranja. Entre o verde e o amarelo surge o verde oliva e seu
complementar o magenta, como combinação do vermelho e o violeta, completando assim, as cores terciárias.

No centro da rosácea ainda temos as cores quaternárias que surgem das terciárias com adição de luz, convergindo no centro, na cor branca. Vemos na continuação abaixo, alguns tópicos do que representam as cores, seguindo a ordem da rosácea das cores.

Vermelho:
A força da vida, Paixão, Energia básica para o amor, Aterramento, Sobrevivência, Praticidade, Abundância, Energia, Coragem, Proteção por isolação, proteção contra energias telúricas.
Desafio: Ira, Frustração, Ressentimento, Dificuldades com o lado material da vida, Agressão, Sacrifício.

Azul:
Proteção, Força criadora da mãe, Paz mental, Comunicação, Comunicação clara, Mente calma, Segurança, Proteção espiritual, Força de vontade, Liderança, Autoridade, Diplomacia.
Desafio: Dificuldades com o modelo masculino, com o pai, com autoridade, com Deus.

Amarelo:
Alegria, Assimilação, Individualidade, Conhecimento, Clareza mental.
Desafio: Medo, Ansiedade, Confusão mental, Insegurança, Controle e manipulação, Egocentrismo, Indecisão, Ciúme, Falta de confiança, Depressão, Covardia.

Laranja:
Felicidade, Prazer, Êxtase, Independência, Paciência, perseverança, Harmonia, Confiança, Beleza e arte, Sexualidade, Sociabilidade.
Desafio: Dependência e co-dependência, Traumas, Violência sexual, Estado de choque.

Verde:
Espaço, direção, Propósito, determinação, Verdade, Integridade, Crescimento, Prosperidade, fertilidade, Nutrição, Equilíbrio, Cura, regeneração, Habilidade para tomar decisões, Discernimento.
Desafio: Falta de espaço, Perda da esperança, Inveja, ciúme.

Violeta:
Espiritualidade, cura espiritual, Contemplação, Equilíbrio entre o masculino e o feminino, Serviço, Idealismo, Transmutação kármica. Reconhecer a razão da vida, Céu na terra, União.
Desafio: Tristeza, Fuga da realidade através da espiritualidade, Raiva escondida, Sofrimento. Dificuldades com a vida na matéria, Não querer ficar aqui.


Rosa Maria Masino é terapeuta em Reiki, Aura-soma e Jin Shin Jyutsu.


|

HOJE ACONTECEU (8 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Internacional da Mulher.
Dia Internacional da Cor.


EFEMÉRIDES

1500 – Larga do Tejo a armada de Pedro Álvares Cabral que inicia a sua viagem para a Índia da qual resultará o "achamento" do Brasil.
1917 – Tumultos e greves eclodem em S. Petersburgo, marcando o início da revolução burguesa de Fevereiro (segundo o calendário Russo).
1948 – David Ben Gourion promulga a primeira Constituição de Israel.
1950 – A URSS anuncia dispor da bomba atómica.
2001 – Quatro cadáveres do sexo feminino, vítimas do desastre da ponte Hintze Ribeiro (Entre-os-Rios), deram à costa perto de Fisterra na Galiza.


|

domingo, março 07, 2004

AMIGOS


Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única para nós, e nenhuma substitui a outra.
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos e nos deixam um pouco de si mesmos.
Há os que levam muito e os que levam pouco, mas não há os que não levam nada.
Há os que deixam muito e os que deixam pouco, mas não há os que não deixam nada.
Esta é a mais bela realidade da vida...
A prova tremenda de que cada um é importante e que ninguém se aproxima um do outro por acaso..."


Saint Exupery



|

HOJE ACONTECEU (7 de Março)


1274 – Morre S. Tomás de Aquino.
1280 – Por bula do Papa Nicolau IV, é aprovada a primeira Concordata entre Portugal e a Santa Sé.
1761 – Por carta régia de D. José I, é criado o "Colégio dos Nobres".
1808 – D. João VI e a sua corte chegam ao Rio de Janeiro fugidos da invasão francesa de Portugal.
1875 – Nasce Maurice Ravel, compositor francês.
1957 – A RTP inicia as emissões regulares de televisão em Portugal.
1980 – A RTP dá início às emissões de televisão a cores.
1999 – Aniversário de morte do cineasta Stanley Kubrick.

ANIVERSÁRIOS

Maurice Ravel


|

sábado, março 06, 2004

HOJE ACONTECEU (6 de Março)


1475 – Nasce, em Casentino (Itália), Miguel Ângelo, artista renascentista italiano.
1836 – O forte Álamo, no Texas (EUA), cai em poder do exército mexicano, após 13 dias de cerco, no qual pereceram David Crockett e outros 186 defensores americanos.
1851 – Nasce Miguel Bombarda, que viria a distinguir-se como médico psiquiatra e seria um dos promotores do 5 de Outubro de 1910.
1921 – É fundado o PCP, Partido Comunista Português.
1933 – Apresentação de “A voz do Carnaval”, primeira longa-metragem com Carmém Miranda.

ANIVERSÁRIOS

Gabriel García Márquez - A obra do escritor colombiano ocupa lugar de destaque na literatura mundial. O tom humorístico e a mitologia popular se conjugam na obra de García Márquez para resultar num estilo literário original inserido no realismo fantástico, expressão mais autêntica da literatura hispano-americana do século XX.

Adrzej Wajda.


|

sexta-feira, março 05, 2004

HOJE ACONTECEU (5 de Março)


1917 – Morre, em Lisboa, Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa eleito.
1946 – Sir Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, adverte o Ocidente de que os soviéticos fizeram descer sobre a Europa uma "cortina de ferro" e chama a atenção para a política expansionista soviética.
1953 – Depois de 29 anos no poder morre em Moscovo José Estaline com 73 anos.
1974 – Primeiro documento do MFA contra o regime e a Guerra Colonial.
2001 – Surge, nas margens do Douro, o primeiro corpo de uma vítima do acidente da ponte Hintze Ribeiro.


|

quinta-feira, março 04, 2004

HOJE ACONTECEU (4 de Março)


1394 – Nasce no Porto o infante D. Henrique.
1493 - Cristóvão Colombo é recebido em Lisboa pelo Rei de Portugal, D. João II, no regresso da sua primeira viagem à América (pensando que tinha chegado à Índia por Ocidente). D. João II reivindica para Portugal a posse das terras descobertas por Cristóvão Colombo porque, segundo o tratado de Alcáçovas (1479), assinado entre Portugal e Castela, Portugal renunciava à posse das Canárias e Castela às terra situadas a sul daquele arquipélago, ora as terras descobertas por Colombo ficavam a sul das Canárias. Para resolver este diferendo foi assinado o tratado de Tordesilhas em 1494.
1789 – Entra em vigor a Constituição dos EUA.
1832 – Morre Jean François Champollion, o primeiro ocidental da época moderna capaz de decifrar os hieroglifos egípcios.
1847 – Nasce Alexander Graham Bell, a quem foi atribuido durante muito tempo a invenção do telefone, embora apenas tenha feito o registo da patente.
1852 – Morre Nikolai Gogol, romancista russo.
1860 – Abraham Lincoln ascende à presidência dos EUA.
1869 – Nasce Eugénio de Castro e Almeida, poeta e escritor português.
1924 – Mustafá Kemal Ataturk e a Assembleia Nacional Turca aprovam a abolição do regime de Califato.
1948 – Morre do dramaturgo Antonin Artaud.
1969 – Assassinato do guerilheiro Carlos Mariguela no Brasil.
1974 – Inauguração da ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro.
1983 – Morre o belga George Remi "Hergé", criador de Tintin.
1987 – Ronald Reagan admite na polémica do Irangate que vendeu armas ao Irão em troca de reféns.
1995 – Início da Guerra da Palmeta: os arrastões portugueses e espanhóis são proibidos pelo Canadá de pescar ao largo da Terra Nova.
2001 – Parte do tabuleiro da ponte Hintze Ribeiro (cerca de 100 metros), em Entre-os-Rios, ruiu arrastando consigo um autocarro e três automóveis, morreram mais de 70 pessoas e não houve sobreviventes. Foi o maior acidente do género na Europa nos últimos 15 anos.

ANIVERSÁRIOS

Gabriel, o Pensador.

NOTA:

Agradecemos ao Pensa Galiza que nos possibilitou retirar a maior parte das efemérides referenciadas neste post.


|

quarta-feira, março 03, 2004

HOJE ACONTECEU (3 de Março)


1918 – A Rússia retira-se da primeira Guerra Mundial depois de assinar o tratado de paz de Brest-Litovsk com a Alemanha.


|

terça-feira, março 02, 2004

HOJE ACONTECEU (2 de Março)


1476 – Derrota do exército português, comandado por D. Afonso V, na batalha do Toro, integrada na Guerra de Sucessão de Castela.
1930 – Aniversário de morte do escritor inglês D. H. Lawrence.
1941 – A Alemanha ocupa a Bulgária.
1984 – Inauguração do Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro.
1996 – Acidente aéreo mata integrantes do conjunto musical “Mamonas Assassinas”.

Aniversários

Mikhail Gorbachev.
Jon Bon Jovi.


|

segunda-feira, março 01, 2004

HOJE ACONTECEU (1 de Março)


1565 – Fundação da cidade brasileira do Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro não foi batizada assim por causa de um rio. A inspiração para o nome veio na verdade de um estuário, braço do mar que se forma pela desembocadura de um rio, observado por Gonçalo Coelho logo após o descobrimento do Brasil. Como era 1º de Janeiro de 1502, o nome ficou sendo “Rio de Janeiro”. Mas a fundação da cidade, mais de meio século depois, se deu por questões militares em 1 de Março de 1565. Os portugueses precisavam proteger a costa brasileira das invasões francesas e o Rio era um ponto estratégico para ocupação. Estácio de Sá com o apoio do Padre Manoel da Nóbrega e dos índios Tamoios, desembarcou no Rio e fundou a cidade, que se chamou inicialmente São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião. Hoje conhecida como “cidade maravilhosa”, o Rio de Janeiro, capital do Estado de mesmo nome, é um dos dois centros economicamente mais importantes do Brasil. A actividade financeira e política da metrópole convive com a sua vocação turística, propiciada pelo incomparável cenário de belezas naturais, efervescência cultural e por edifícios e monumentos históricos que relembram os quase dois séculos em que a cidade foi capital federal.
1780 – O Estado norte-americano da Pensilvânia é o primeiro a abolir a escravatura.
1954 – Os EUA fazem explodir uma bomba de hidrogénio no atol de Biquini, no Pacífico.


|

VIVER NÃO DÓI...


O que dói é a vida que não se vive.
Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.
Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
apenas agradecer por termos conhecido uma
pessoa tão bacana,
que gerou em nós um sentimento intenso e que nos
fez companhia por um tempo razoável,
um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi
desfrutado e passamos a sofrer pelas
nossas projeções irrealizadas,
por todas as cidades que gostaríamos de ter
conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos,
por todos os filhos que gostaríamos de ter tido
junto e não tivemos,
por todos os shows,
livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado,
e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados,
pela eternidade interrompida.
Sofremos não porque nosso trabalho é
desgastante e paga pouco,
mas por todas as horas livres que deixamos de ter
para ir ao cinema,
para conversar com um amigo,
para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos
estar confidenciando a ela nossas mais
profundas angústias se ela estivesse interessada
em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu,
mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos,
mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e nunca
chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais !!!
A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.


Emilio Moura


|