sábado, março 27, 2004

MAÇÃ


Ciência e Saúde

Maçã e Colesterol

A maçã contém um tipo de carboidrato complexo, chamado pectina, que forma as fibras das frutas cítricas e que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. De modo que, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo.

A maçã promove a tonificação do Qi do aquecedor médio e do baço/pâncreas que, em última análise, é responsável pelo funcionamento do tubo digestivo. É necessária a boa atividade do mesmo para que a maçã possa exercer as suas funções.

A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente, evitando desta maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Este processo evita a transformação do açúcar em gordura.

Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retomam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso, responsáveis pela formação de cálculos biliares.

A ação benéfica da maçã sobre o coração atua de duas maneiras:

- Pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração;

- Pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose.

Com isso, melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.

- Produz líquidos orgânicos (Jin Ye);
- Umedece os pulmões;
- Elimina o calor do verão;
- Tonifica o Qi do aquecedor médio.

Maçã e Emagrecimento

O efeito emagrecedor da maçã estabelece-se em dois níveis:

- o primeiro pela ação já vista pela pectina, que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol ;

- o segundo é conseqüência do primeiro efeito, o organismo é obrigado a gastar calorias de reserva, acumuladas sob a forma de gordura.

O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente o excesso de água retida no corpo.

Maçã e o Calor do Verão

A maçã possui características refrescante, apaziguando os efeitos deletérios do calor nos órgãos, provocados pelo calor de verão, suprimindo dores torácicas e a agitação interna. Pelo mesmo princípio, a maçã neutraliza os efeitos da umidade-calor das bebidas alcoólicas.

Devido ao seu poder de produzir líquidos orgânicos, que é também um mecanismo de combater o calor e os efeitos produzidos pelo mesmo, e associada ao poder umidificante nos pulmões, a maçã atua mantendo o equilíbrio hídrico do nosso corpo.

Fonte: Alimentos - Aspectos Energéticos
A essência dos alimentos na saúde e na doença
Dr. YSAO YAMAMURA


|