quinta-feira, abril 08, 2004

CHAKRAS


Os sete chakras principais estão localizados na cabeça e ao longo da espinha dorsal, que é o condutor mais importante do sistema nervoso. Segue abaixo a lista dos 7 Chakras principais.

O Chakra Coronário também chamado (em sânscrito) de Sahasrara, ele está localizado no topo da cabeça e é representado por um lótus de mil pétalas. Ele rege a Iluminação e a Divindade e está estreitamente relacionado à glândula pineal e à rede nervosa craniana.

Ele é ponto de entrada principal para a energia penetrar no corpo. A ativação apropriada deste Chakra influência a sincronização entre os lados esquerdo e direito do cérebro. Este chakra é naturalmente aberto entre os 42 e 49 anos. Quando as pessoas envelhecem sem terem aprendido a sustentar a consciência nos chakras superiores, começam a retornar à razão para tentar entender por quê sua vida transcorreu como o fez.

Sentido: Compreensão.
Faculdade: Sabedoria.
Cor: Ouro.
Elemento: Pensamento.
Veículo: Não Possuí.
Princípio: Sat.
Deus: Guru Interior.
Planeta: Netuno.

O Chakra Frontal também chamado Ajna, está situado no meio da testa e é representado por um lótus de duas pétalas. É também chamado de "3º olho" ou "sexto sentido" e tem relação com a glândula pituitária. O chakra frontal é o centro da curiosas percepções extrasensoriais; em outras palavras, é o sentido espiritual, a visão divina. Das duas pétalas ou facetas deste chakra, uma é a habilidade de ver através dos mundos inferiores ou estados da mente e a outra é a habilidade de ver através dos mundos superiores ou estados do espírito. É, portanto, o elo que permite à alma desperta relacionar a consciência mais alta à mais baixa. É responsável pela clarividência, sensitividade e visões.

Sua essência está nos mundos astrais e de sonho. Abrimo-nos naturalmente neste chakra entre os 35 e 42 anos.

Sentido: Cognição.
Faculdade: Sensitividade.
Cor: Violeta ou Púrpura.
Elemento: Luz.
Veículo: Cisne.
Princípio: Cit.
Deus: Ardhanari- shvara.
Planeta: Urano.

O Chakra Laríngeo também chamado Vishuddha , é representado por um lótus de dezesseis pétalas e está localizado na espinha dorsal, na linha dos ombros. Está interligado à rede nervosa cervical e controla as glândulas tireóide e paratireóide, o aparelho respiratório, incluindo o nariz, a boca, as cordas vocais, a traquéia, os pulmões e a pele.

Almas sem egoísmo, artistas excepcionais e poetas místicos residem neste chakra Este chakra é naturalmente aberto entre os 28 e 35 anos.

Sentido: Audição.
Faculdade: Concentração, Amor.
Cor: Anil.
Elemento: Éter.
Veículo: Pavão.
Princípio: Ananda.
Deus: Pancha- vaktra Shiva.
Planeta: Saturno.

O Chakra Cardíaco também chamado Anahata, está localizado na coluna vertebral, no meio de uma linha traçada na base dos omoplatas e é representado por um lótus de doze pétalas. Ele é responsável pelo controle de todo o aparelho circulatório, incluindo coração, artérias e veias.

Ele é o centro do amor, da afeição e da amizade. Aqueles que alcançam este domínio, com seu entendimento delicado e penetrante a vários campos de atividade e conhecimento, são os guias, conselheiros e mentores da Humanidade. São pessoas equilibradas, compassivas e otimistas.

Se seu desenvolvimento psicológico transcorrer bem, a mente de uma pessoa entra neste chakra entre 21 e 28 anos.

Sentido: Tato.
Faculdade: Emoção.
Cor: Verde.
Elemento: Ar.
Veículo: Veado.
Princípio: Vijnana.
Deus: Rudra Shiva.
Planeta: Júpiter.

O Chakra Plexo Solar também chamado Manipura ou "Umbilical", é representado por um lótus de oito pétalas e está localizado na espinha dorsal à altura do umbigo. Controla os aparelhos digestivo e urinário incluindo o fígado, pâncreas, estômago, intestinos, rins, vesícula e bexiga.

O chakra do plexo solar é a base do poder pessoal, da energia metabólica, da disciplina e da resistência. Sua essência é a vontade e sua fundação é a da essência individual. São rápidos em reagir, retaliar, ser magoados, buscar conquistar os outros temendo a própria derrota. Nestes estatos de espírito, o ego se eleva à sua proeminência máxima, e experiências emocionais são extremamente intensas.

Jovens de 14 a 21 anos descobrem a força de vontade e individualidade enquanto este chakra se desdobra.

Sentido: Visão.
Faculdade: Vontade.
Cor: Amarelo âmbar.
Elemento: Fogo.
Veículo: Carneiro.
Princípio: Manas.
Deus: Rudra Shiva.
Planeta: Marte.

O Chakra Sexual também chamado Svadhishthana , é representado por um lótus de seis pétalas. É o responsável pelo controle do aparelho reprodutivo, incluindo a vagina, os ovários, o útero, as trompas, o pênis e os testículos. Este chakra é tratado para impotência, frigidez, baixa libido, sífilis.

O chakra sexual é o centro da razão, da lógica e da análise, a manipulação de informações memorizadas. Pessoas cultas o têm bastante desenvolvido, e grande mentes o dominam.

É através deste chakra que as pessoas vivem, pensam, se preocupam e viajam ao plano astral. Abrimos este chakra naturalmente entre os anos 8 e 14 das nossas vidas, quando começamos a perguntar por quê e aprendemos a pensar.

Sentido: Paladar.
Faculdade: Intelecto.
Cor: Laranja Avermelhado.
Elemento: Água.
Veículo: Crocodilo.
Princípio: Prana.
Deus: Vishnu.
Planeta: Vênus.

O Chakra Raiz também chamado Muladhara, está situado no cóccix e é representado por um lótus de quatro pétalas. O chakra raiz é suporte para a interconexão com a Terra.

É responsável pelas noções de tempo e espaço através da memória. É também o trono de nossos instintos básicos como sobrevivência, sexualidade, individualidade, egoísmo, materialismo e dominância. Três das quatro pétalas contém compilados os padrões de memória e karmas interrelacionados desta vida. A quarta pétala governa memórias de vidas passadas. As pessoas vivem predominantemente neste chakra durante os primeiros sete anos de vida, adquirindo habilidades com a fala, relacionamento e modos culturais.

Sentido: Olfato.
Faculdade: Memória.
Cor: Vermelha.
Elemento: Terra.
Veículo: Elefante.
Princípio: Anna.
Deus: Ganesh, Brahma.
Planeta: Mercúrio.

Fala-se ainda em um oitavo chakra, a Serpente (Kundalini), responsável pela existência divina. Não se trata de um centro do corpo como os demais, mas sim uma aura. Localiza-se acima do chakra da coroa, como uma auréola, e envolve todo o corpo na sua esfera energética, tendo como ponto de foco um campo ovular. Sua forma lembra uma naja, daí ser chamado de serpente. A existência e o desenvolvimento da Serpente marcam o indivíduo com uma permanente ciência de conexão coexistente a Deus.


|