terça-feira, junho 01, 2004

VIAGEM NO TEMPO (1 de Junho)


DESTAQUES

Dia Mundial da Criança.


EFEMÉRIDES

1774. Revolução Americana: O governo da Grã-Bretanha ordena o encerramento do porto de Boston, Massachusetts.

1855. O aventureira americano William Walker conquista a Nicaragua e reintroduz a escravatura.

1915. I Guerra Mundial: – Primeiro ataque aéreo a Londres, executado por um Zepplin.

1938. É publicado a primeira banda desenhada do Super-Homem.

1966. Primeira emissão a cores da televisão canadiana.

1977. A União Soviética acusa o líder dos direitos humanos Anatoly Shcharansky de traição.

1979. É posto fim a 90 anos de domínio da minoria branca na Rodésia. O país passa a designar-se por Zimbabwe.

2004. Por volta das 23 horas um OVNI, ou UFO, sobrevoa os céus de Portugal de norte para sul. Radares detectam um objecto de forma alongada, cuja velocidade variou entre os 110 e 800 Km/h e teve movimentos descendentes e ascendentes. O fenómeno teve uma duração de cerca de 3 minutos. Ficou excluída a hipótese de se tratar de um qualquer avião ou de um balão metereológico, também se desconhece a queda de qualquer meteorito, ou detrito espacial, de dimensões razoáveis (se tivermos em atenção a duração do fenómeno). Outro facto intrigante é o de o referido objecto apresentar também movimentos ascensionais. Testemulhas oculares dizem que o objecto emitia uma forte luz branco-azulada e que parecia envolto numa nuvem de fumo, ou que deixava um rasto. Há registos de video amadores. Como se desconhece o tipologia do objecto, este fenómeno pode ser considerado como um objecto voador não identificado. A partir daqui são possíveis quase todo o tipo de especulações.


VIDA

1926. Nasce Marilyn Monroe, actriz norte-americana, em Los Angeles, California. O seu nome de baptismoe era Norma Jean Mortenson, mais tarde adoptou o nome da mãe passado a chamar-se Norma Jean Baker. Marilyn Monroe era o seu nome artístico. Foi vítima de frequentes abusos sexuais durante a adolescência. Desde muito nova que ambicionou transformar-se numa grande estrela de cinema. Era muito mais inteligente e infeliz do que deixava transparecer a sua imagem de símbolo sexual explorada no cinema. Morreu com 36 anos, no dia 5 de Agosto de 1962, na sua casa de Los Angeles, supostamente vítima de suicído por ingestão de uma overdose de drogas, mas as circunstância misteriosas da sua morte levaram muitos a acreditar que a sua morte não foi um suicídio. Mais tarde suspeitou-se que a sua morte se deu devido ao envolvimento com membros da família Kennedy. Ainda hoje se especula sobre as verdadeiras causas da sua morte.



Marilyn Monroe
(1926-1962)


Foi casada três vezes ao longo da sua curta vida. No seu primeiro casamento, com Jim Dougherty, tinha apenas 16 anos e realizou-se para evitar que fosse de novo enviada para um orfanato, divorciou-se em 1946, porque pretendia seguir uma carreira cinematográfica que Jim não desejava. Em 1952 casou com o grande jogador de basebol Joe DiMaggio. Este casamento durou apenas 9 meses porque Joe pretendia que Marilyn ser tornasse numa dona de casa. É afirmado por alguns dos seus biógrafos que Joe lhe batia frequentemente. O seu último casamento, 1956-1961, foi com o escritor Arthur Miller. Marilyn Monroe está sepultada no Village Memorial Park Cemetery in Westwood, California. A canção Candle in the Wind (1973), escrita por Bernie Taupin e interpretada por Elton John, foi baseada da vida Marilyn Monroe.


MORTE

1948. Morre Sonny Boy Williamson, músico de blues.


ANIVERSÁRIOS

Morgan Freeman, actor. Nasce em 1937.

Ron Wood, guitarrista dos The Rolling Stones e Jeff Beck Group. Nasce em 1947.

Alanis Morissette, cantora. Nasce em 1974.


|