VIAGEM NO TEMPO (19 de Setembro)
DESTAQUES
Dia Nacional do Teatro (BRASIL). No século XVI, início do período colonial, os jesuítas utilizavam o teatro para catequizar os índios. O padre José de Anchieta encenava seus autos com os nativos e os primeiros colonos. Já no século XVII, as apresentações teatrais passaram a fazer parte, oficialmente, das comemorações cívicas. A partir da segunda metade do século XVIII, começaram a ser construídas as Casas de Ópera, nome que os teatros recebiam na época. Mais adiante, no século XIX, a comédia afirmou-se como gênero dramatúrgico brasileiro. Em 1838, a tragédia romântica "Antônio José", ou "O poeta e a inquisição", de Gonçalves de Magalhães; foi a primeira peça de tema nacional escrita por um brasileiro. --> texto retirado do Elefante
EFEMÉRIDES
1356. Os ingleses derrotam os franceses na Batalha de Poitiers.
1571. Carta de doação a favor de Paulo Dias de Novais cria a capitania de Ngola, dando origem à fundação, em 1576, da cidade de S. Paulo de Luanda.
1893. A Nova Zelândia torna-se o primeiro país a garantir o direito de voto à mulher.
1991. Foi descoberto nos Alpes Austríacos um corpo conservado durante 5000 anos no gelo de um glaciar. o corpo foi entregue, para estudo, a cientistas da Universidade de Innsbruck. Otzi (como foi baptizado) deve ter vivido por volta de 3350 a.C. e media cerca de 1,5 metros de altura.
1994. Os Estados Unidos invadem o Haiti.
CURIOSIDADES
1900. Butch Cassidy e Sundance Kid levam a cabo o seu primeiro roubo conjunto.
1928. Walt Disney apresenta o seu primeiro desenho animado sonoro, "Steamboat Willie". Este desenho animado aparece pela primeira vez o personagem Rato Mickey.
1959. Nikita Khrushchev é impedido de visitar a Disneylândia.
PERSONALIDADES JÁ DESAPARECIDAS
1901. Nasce Joe Pasternak, produtor cinematográfico, falecido em 1991.
1909. Nasce Ferdinand Porsche, pioneiro da indústria automóvel, falecido em 1998.
1922. Nasce o atleta checo Emil Zatopek, a quem apelidaram um dia de "locomotiva checa", nome que atravessou grande parte da história mundial do atletismo.
1931. Morre, no Porto, o pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis.
ANIVERSÁRIOS
|
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home