quinta-feira, setembro 02, 2004

VIAGEM NO TEMPO (2 de Setembro)


DESTAQUES

Dia do Repórter Fotográfico e Cinematográfico (Brasil). Trabalhando na maioria das vezes em veículos impressos, o repórter fotográfico tem um papel primordial nos veículos de comunicação. Há vários anos ele deixou de ser aquele que simplesmente acompanha o repórter (de texto) na apuração da notícia. Com a evolução dos meios de impressão as pessoas passaram também a "ler" a imagem junto com o texto. Dessa forma, a preocupação em trazer uma boa foto faz com que esse profissional utilize recursos variados como estudos portáteis, câmeras digitais, fundos elaborados, etc. Tudo para que a foto se torne um forte atrativo para o leitor. --> texto retirado do Elefante


EFEMÉRIDES

1666. Iniciou-se o grande incêndio de Londres que lavrou durante três dias e destruiu grande parte da cidade de Londres. O incêndio destruiu cerca de 10.000 edifícios, incluindo a Catedral de S. Paulo, mas o número de mortos conhecidos é somente de 16.

1726. Nasceu o filantropo inglês John Howard.

1752. A Inglaterra viveu o último dia do Calendário Juliano (o "amanhã" foi 14 de Setembro), cerca de dois séculos depois do resto da Europa adopta o Calendário Gregoriano .

1853. Nasceu o químico alemão Wilhelm Ostwald.

1877. Nasceu o químico inglês Frederik Soddy, identificador do Isótopo.

1885. É inaugurada a cadeia-penitenciária de Lisboa.

1937. O Governo Português declara a sua neutralidade face aos conflitos que vieram a originar a II Guerra Mundial.

-> Morte do Barão Pierre de Coubertin, inventor dos Jogos Olímpicos modernos.

1939. O Governo de Salazar reafirmou a neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial.

1945. Com a assinatura da rendição incondicional do Japão (representado por uma delegação chefiada por Mamoru Shigemitsu), a bordo do navio de guerra americano USS Missouri e aceite pelos General Douglas MacArthur e o Amirante Chester Nimitz , é declarado o fim da II Guerra Mundial.

-> O Vietname declara-se independente formando a República Democrática do Vietname (Vietname do Norte).


CURIOSIDADES

1987. Inicia-se em Moscovo o julgamento do jovem piloto de 19 anos Mathias Rust, que aterrou o seu Cessna na Praça Vermelha em Maio de 1987.


ANIVERSÁRIOS

- Jimmy Connors, tenista norte-americano, nascido em 1952.

- Carlos Valderrama, futebolista colonbiano, nascido em 1961.

- Keanu Reeves, actor canadiano, o Neo de Matrix, nascido em 1964.



|