domingo, março 27, 2005

Dia Mundial do Teatro

Não podia deixar de passar em claro o Dia Mundial do Teatro, relembrando precisamente a última vez que fui ao Teatro, precisamente há uma semana, dia 20 de Março, quando me desloquei ao Coliseu do Porto para assistir a uma magnífica interpretação da Ópera do Malandro de Chico Buarque.

Interpretação e encenação excelentes. Na parte musical não quero deixar de destacar três interpretações excepcionais: "O Meu Amor" dueto entre Teresinha (Soraya Ravente) e Lúcia (Alessandra Maestrini); "Palavra de Mulher" canção de Lúcia (Alessandra Maestrini; "Geni e o Zepplin" canção de Geni (Fernando Eiras). Se de facto todo o espectáculo valeu por um todo, estas três canções e as suas extraordinárias interpretações foram, quanto a mim, o ponto alto do espectáculo.


Dia Mundial do Teatro (27 de Março) Posted by Hello

No intervalo, enquanto andava pelo meio das pessoas a fumar um cigarro, assisti a algumas conversas ou comentários curiosos. Um deles foi um diálogo entre duas senhoras dos seus sessenta e poucos anos, as quais, um pouco indignadas diziam uma à outra que "aquilo não era uma ópera, mas sim uma opereta". Foi preciso o intervalo para chegar àquela brilhante conclusão. Será que sabiam/sabem quem é Chico Buarque? Ou foram ver só porque era de "bom tom" ir ver a Ópera do Malandro? Ou será que simplesmente eu estava descontextualizado da conversa?

Não quero terminar este post sem destacar o elenco desta magnífica interpretação da Ópera do Malandro:


ELENCO

Max Overseas - Alexandre Schumacher
Duran - Mauro Mendonça
Vitória - Selma Reis
Teresinha - Soraya Ravente
Chaves - Thelmo Fernandes
Geni - Fernando Eiras
Lúcia - Alessandra Maestrini
Barrabás - André Falcão

PROSTITUTAS

Dóris Pelanca - Ada Chaseliov
Fichinha - Sabrina Korgut
Mimi Bibelô - Ivana Domenico
Dorinha Tubão - Renata Celidônio
Shirley Paquete - Marya Bravo
Jussara Pé de Anjo - Lilian Valeska
China Blue - Ester Elias

MALANDROS

General Electric - Ronnie Marruda
Johny Walker - Renato Rabelo
Philip Morris - Ricca Barros
Big Ben - Cristiano Gualda
Kid - Beto Serrador

Direcção, Cenografia e Figurino: Charles Möeller
Direcção Musical: Cláudio Botelho

Texto, Música e Letras: Chico Buarque


Não quero terminar este post sem fazer um apelo: Vão ao Teatro, apoiem os actores. Aos homens do teatro os meus votos para que deixem os palcos das grandes cidades e se desloquem ao interior o mais possível, este pedido é também um alerta para o Ministério da Cultura.



|

1 Comments:

At 11:45, Blogger Mário Monteiro said...

Ver comentário de Cristiano Gualda, actor nesta interpretação da "Ópera do Malandro" que se encontra no post "ser benfiquista..." de 10 de Maio de 2005.

Obrigado Cristiano.

 

Enviar um comentário

<< Home