segunda-feira, outubro 13, 2003

SERÁ QUE OUVI BEM?

No telejornal de hoje da RTP 1 foi noticiado que um estudo levado a cabo pela União Europeia concluiu que a zona da Grande Lisboa é aquela em que os cidadãos têm mais poder de compra da Península Ibérica, no entanto ocupa o 5º lugar na produção de riqueza. Há ainda a realçar que a maioria das restantes regiões portuguesas ocupam os últimos lugares deste mesmo estudo.

Muito sumariamente há aqui algumas conclusões a tirar. Se a região de Lisboa é a que tem o maior poder de compra, mas é só a quinta na produção de riqueza, não haverá aqui algo de estranho? Não será, por acaso fruto da economia paralela? Por outro lado sendo aquela a primeira e as restantes regiões portuguesas as últimas, não haverá necessidade de uma melhor distribuição dos dinheiros públicos para combater esta assimetria.

O que têm a dizer a este respeito as restantes regiões? Não deverá haver por parte do Grande Porto, Norte (Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro), Interior Centro (Beira Alta, Beira Baixa e Ribatejo), Litoral Centro (Beira Litoral e Estremadura), Sul (Alentejo e Algarve), um maior poder reivindicativo?

Vou esperar pelos jornais de amanhã para ler a notícia com mais atenção e, muito provavelmente, voltarei ao assunto.


|