segunda-feira, março 29, 2004

HOJE ACONTECEU (29 de Março)


COMEMORAÇÕES

Dia Mundial da Juventude.


EFEMÉRIDES

1954. Elvis Presley grava seu primeiro disco.

1971. Na Jórgia, EUA, o tenente William Calley é considerado culpado do massacre de vinte e dois civis em My Lay, Vietname, e é condenado a prisão perpétua.

1976. "Derzu Uzala", filme de Akira Kurosawa, ganha um Oscar.

1998. Dois meses antes da abertura da EXPO'98, foi inaugurada a maior ponte da Europa e uma das maiores obras públicas realizadas em Portugal: a Ponte Vasco da Gama. Situada a oriente de Lisboa, a nova ponte liga Sacavém ao Montijo. O início da obra ocorreu em Julho de 1995, depois de uma primeira fase de planeamento que durou sensivelmente 3 anos. No total, a ponte tem um comprimento de 17,2 quilómetros, 12,3 dos quais em tabuleiros suspensos sobre o rio Tejo. A sua construção mereceu o Prémio da Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e engenharia em 2000.



Ponte
Vasco da Gama


OUTROS ANIVERSÁRIOS

Lima Duarte. Baptizado como Ariclenes Venâncio Martins, o actor e director de rádio e televisão Lima Duarte nasceu em 1930 na cidade de Sacramento (MG). Considerado um dos pioneiros da televisão, foi o criador de vários tipos inesquecíveis que marcaram época em novelas como “O Bem-amado” (1973) e “Roque Santeiro” (1986).
Astrud Gilberto.
Christopher Lambert.


|