sexta-feira, abril 09, 2004

A Repressão




Durante o antigo regime a repressão sobre os cidadãos e a cidadania exercia-se a vários níveis. A Comissão de Censura, que com o marcelismo passou a chamar-se Comissão de Exame Prévio, censurava a imprensa e as consciências; os programas escolares impunham textos que orientavam as crianças na obdiência cega aos chefes; na rua, pela acção das polícias e forças paramilitares, particularmente pela GNR e PSP, exercia-se a repressão sobre todos aqueles que ousavam manifestar a sua opinião.



Acção repressiva sobre manifestantes


A mais odiosa das forças de repressão foi a PIDE. Após a aprovação da Constituição de 1933, Salazar criou uma polícia política, a PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado), cujo objectivo era o de perseguir e prender todos os que manifestassem delitos de opinião além do controlo de fronteiras, depois de 1945 passou a designar-se pelo nome de PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado), com o advrnto do marcelismo manteve-se as funções desta polícia criminosa, mas alterou-se novamente a sua designação, agora para DGS (Direcção-Geral de Segurança). Apesar desta sucessiva mudanças de nomes, era normalmente identificada pela população simplesmente como PIDE.



Tortura na PIDE


A PIDE na sua vertente política utilizava frequentemente a tortura para extorquir confissões aos detidos pelo crime de opinião.

Após o 25 de Abril, com a excepção dos assassinos do General Humberto Delgado, mais nenhum torcionário da PIDE foi julgado pelos seus crimes. Porquê?


|