sábado, maio 08, 2004

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM "OUTRA" ROSETTA DO NILO




Um grupo de arqueólogos alemães e egípcios encontrou no delta do Nilo (Bubastis) uma pedra de 2.200 anos com inscrições de um mesmo texto em três formas de escrita.

A configuração é exatamente igual à da famosa pedra de Rosetta, célebre descoberta feita em 1799 que permitiu a decifração dos hieróglifos egípcios.

Com 99 centímetros, a pedra recém-encontrada contém um decreto real com um relato de uma reforma do calendário egípcio e elogios ao rei Ptolomeu III.

O mesmo texto aparece em grego antigo, demótico e hieróglifos. As duas últimas versões correspondem a uma única língua, com duas escritas diferentes. O egípcio antigo podia ser redigido com o demótico, um conjunto de caracteres mais simples e informal, ou com os hieróglifos, complexos e detalhados desenhos.



Um dos hieroglifos de Bubastis


A descoberta foi feita em escavação num templo das ruínas de Bubastis, cidade localizada 90 km a nordeste do Cairo que foi capital do Egito no século 8º a.C.



A cidadse de Bubastis é conhecida pelas suas múmias de gatos



Gato Sagrado



Múmia de Gato



A peça de granito data de 238 a.C. e foi aclamada pelo egiptologista alemão Christian Tietze pesquisador da Universidade de Potsdam e líder da expedição que fez a descoberta...diz que é o maior achado feito no Egipto, nos últimos 120 anos.



Egipto Antigo


Apesar de sua importância enquanto achado histórico, a descoberta terá pouco a acrescentar na decifração das línguas antigas envolvidas - o trabalho já foi resolvido com ajuda da pedra de Rosetta original, em 1822, quando o arqueólogo francês Jean François Champollion (1790-1832) conseguiu decifrar os hieróglifos, ao comparar as três versões do texto inscrito na placa.



Champollion
(1790-1832)


Na famosa Rosetta, para a surpresa de muitos pesquisadores, descobriu-se então que os intrincados desenhos tinham conotação fonética (representavam sons), e não eram simplesmente símbolos com significado fechado.




A pedra, com 114 centímetros de altura por 72 centímetros de largura, encontra-se actualmente no Museu Britânico.



Pedra de Rosetta


Detalhe


Escritas


A pedra, com 114 centímetros de altura por 72 centímetros de largura, encontra-se actualmente no Museu Britânico. O texto é um decreto religioso em honra de Ptolomeu V (196 a.C.)

LINK ROSETTA: O segredo da Pedra de Rosetta



in Folha de S.Paulo, 22 de Abril de 2004


|