sábado, maio 01, 2004

VIAGEM NO TEMPO (1 de Maio)


DESTAQUES

Dia Mundial do Trabalhador. A data foi comemorada mundialmente pela primeira vez em 1890, por indicação da Segunda Internacional, associação fundada na França por representantes dos partidos social-democratas para fortalecer em escala mundial as classes operárias.A escolha desta data para celebrar o dia do trabalhador está relacionada com uma manifestação que decorreu em Chicago no ano de 1886, a qual reuniu cerca de meio milhão de trabalhadores em luta pelas 8 horas de trabalho diário. A manifestação decorreu pacificamente. No entanto no dia 3 de Maio a situação agravou-se, pois quando se organizavam grupos para intervir junto dos fura-greves, a polícia privada empresarial disparou em defesa dos fura-greves, apesar da fuga dos operários, ficaram 50 feridos e 6 mortos. No dia 4 de Maio durante uma assembleia autorizada em Haymarket Square, que decorria pacificamente, o odiado chefe da polícia de Chicago resolveu dar o acto por terminado e dispersar a multidão. Uma bomba explode junto da polícia que abriu fogo sobre a multidão. A carga policial provocou vários mortos e cerca de 200 feridos. Na sequência destes acontecimentos são presos vários dirigentes sindicais, que foram considerados os bodes expiatórios: o inglês Samuel Fielden, os alemães Hessois Auguste Spies, Michael Schwab, George Engel, Adolph Fischer e Louis Lingg e os americanos Oscar Neebe e Albert R. Parsons. No dia 6 de Maio a imprensa divulgou o nome do único polícia morto em Haymarket Square. Aqueles 8 sindicalistas foram levados a julgamento. Este iniciou-se a 21 de Junho e, em 28 de Agosto, o juiz ditou a sentença: sete foram condenados à morte por enforcamento e um, Oscar Neebe, foi condenado a quinze anos de prisão. Mais tarde dois (Schwab e Fielden) dos condenados à forca viram as suas penas comutadas para prisão perpétua. Dos cinco restantes, um (Lingg) suicidou-se na prisão e os outros quatro foram executados (Parsons, Fischer, Spies e Engel), a 11 de Novembro de 1887.
Auguste Spies declarou profeticamente, antes de morrer: "Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulais hoje".
Este episódio marcante do sindicalismo, conhecido como os Mártires de Chicago, tornou-se o símbolo e marco para uma luta que a partir daí se generalizaria por todo o mundo. Em 1893 esta acusação seria anulada e reconhecido o carácter político e persecutório do julgamento, sendo libertados os três que ainda se encontravam presos, tendo sido reconhecido, tardiamente o terror de Estado.
A partir da década de 90, com a decisão do Congresso de 1888 da Federação do Trabalho Americana e do Congresso Socialista de Paris, de 1889, o 1.º de Maio foi declarado como o Dia Internacional do Luta dos Trabalhadores, o sindicalismo em todo o mundo adoptou essa data simbólica para celebrar o Dia do Trabalhador em homenagem aos Mártires de Chicago.



Uma manifestação do 1.º de Maio em liberdade



EFEMÉRIDES

1500. Pêro Vaz de Caminha escreve sua famosa carta ao Rei de Portugal, sobre o "achamento" do Brasil.

1994. Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1, em resultado de acidente no Grande Prémio de Imola, quando o seu Williams embate inexplicavelmente numa parede de cimento a 240 km/h, até à sua morte o piloto brasileiro tinha vencido 41 Grandes Prémios.

2004. Alargamento da União Europeia de 15 para 25 Países. Os novos Países da União são: Chipre (Nicósia), Estónia (Tallin), Eslováquia (Bratislava), Eslovénia (Liubliana), Hungria (Budapeste), Letónia (Riga), Lituânia (Vilnius), Malta (La Valleta), Polónia (Varsóvia), República Checa (Praga). A actualmente designada União Europeia (UE), assim chamada a partir do Tratado de Maastricht (1993), tem a sua origem em 25 de Março de 1957, quando foi assinado o Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Económica Europeia, cujos Países fundadores foram: Alemanha Ocidental (Bona), depois da queda do Muro de Berlim e consequentemente da unificação das duas Alemanhas (1990) a capital da Alemanha passou para Berlim; Bélgica (Bruxelas); França (Paris); Holanda (Amsterdão, sede do Governo em Haia); Itália (Roma); Luxemburgo (Luxemburgo). O primeiro alargamento deu-se em 1973 com a entrada de mais três Países: Dinamarca (Copenhaga), Irlanda (Dublim), Reino Unido (Londres). Em 1981 é admitida a Grécia (Atenas). Novo alargamento em 1986 permite a entrada da Espanha (Madrid) e Portugal (Lisboa). Em 1995 aderem à UE a Áustria (Viena), a Finlândia (Helsínquia) e a Suécia (Estocolmo). Finalmente a 1 de Maio de 2004 aderem os dez novos Países acima referenciados, A Europa dos 15 passa a ser a Europa dos 25.
A União Europeia é uma autêntica Torre de Babel.



A Mítica Torre de Babel


|