domingo, junho 13, 2004

VIAGEM NO TEMPO (13 de Junho)


EFEMÉRIDES

1944. II Guerra Mundial: Cai em Londres a primeira bomba voadora (V-1).

1983. A sonda Pioneer 10 torna-se no primeiro objecto fabricado pelo homem a abandonar o Sisteme Solar.

1984. Morre, vítima de SIDA, António Variações, músico português, tinha 40 anos.

2004. Eleições para o Parlamento Europeu dão uma vitória esmagadora aos partidos de esquerda. A taxa de abstenção, no entanto, atinge valores muito altos: cerca de 62%.

PS: 12 deputados
PSD/CDS/PP (Coligação de Direita): 9 deputados
PCP: 2 deputados
BE: 1 deputado


VIDA

1888. Nasceu em Lisboa Fernando António Nogueira Pessoa, freguesia dos Mártires, no prédio n.º 4 do Largo de S. Carlos, filho de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira. O poeta dos heterónimos e do Orpheu é a figura maior das letras portuguesas do século XX. Morre em 30 de Novembro de 1935. --> Biografia de Fernando Pessoa



Fernando Pessoa
(1888-1935)


Auto-biografia

Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas – a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.


Alberto Caeiro



MORTE

1986. Morre o músico Benny Goodman.

1987. Morre a actriz Geraldine Page.


ANIVERSÁRIOS

Christo, artista plástico famoso por empacotar objectos e edifícios. Nasceu em Gabrovo, na Bulgária, com o nome de Christo Javacheff. Nasceu em 1935.

Malcolm McDowell, actor. Nesceu em 1943.


CURIOSIDADES

Festas em honra de Santo António (Lisboa/Pádua).


|