sábado, junho 05, 2004

VIAGEM NO TEMPO (5 de Junho)


DESTAQUES

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Esta data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, para marcar a abertura da 1.ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.


EFEMÉRIDES

1741. Vitus Bering parte de Kamchatka para explorar o Alaska.

1752. Benjamin Franklin prova que a luz é electricidade.

1783. Os irmãos Montgolfier fazem a demonstração pública do seu balão de ar quente.


1900. Guerra dos Boers: soldados britânicos conquistam pretoria, na África do Sul.

1905. Albert Einstein publica o artigo apresentando a Teoria da Relatividade.

1940. O governo canadiano declara que as organizações nazis, fascistas e comunistas são ilegais e manda prender os seus dirigentes. --> Curiosamente estavam aliados aos comunistas no combate contra os nazi-fascistas na II Guerra Mundial. Contradições.

1944. II Guerra Mundial: Roma é ocupada pelos Aliados. É a primeira capital dos países do Eixo a cair nas mãos dos Aliados. Mais de 1000 bombardeiros britânicos lançam 5000 toneladas de bombas sobre as baterias alemãs na costa da Normandia, como preparação para o Dia-D.

1948. David Ben Gourion, primeiro-ministro de Israel, preside À primeira reunião do Estado de Israel.

1963. O Secretário de Estado Britânico para a Guerra John Profumo resigna na sequência de um escândalo sexual que envolve espionagem.

1967. Guerra dos 6 Dias: a força aérea israelita ataca simultaneamente a força aérea do Egipto, Jordânia e Síria.

1968. Robert Kennedy, senador dos EUA, é atingido a tiro, no Hotel Ambassador em Los Angeles, por Sirhan Sihran, morre 25 horas depois.

1975. O Canal do Suez abre à navegação pela primeira vez depois da Guerra dos 6 Dias.

1984. A Presidente da Índia, Indira Gandhi, ordena um ataque a um templo sagrado dos Sikh.


VIDA

1723. Nasce Adam Smith, economista. Morre em 1790.

1887. Nasce Pancho Villa, revolucionário mexicano. Morre em 1923

1898. Nasce em Fuentevaqueros (Granada) Federico García Lorca. Foi dotado de uma personalidade extraordinariamente voltada para a arte. Além de ser um grande poeta, teve também alguns pendores musicais, tendo feito, ainda, alguns desenhos. É Garcia Lorca, com certeza, o poeta espanhol mais conhecido universalmente, só perdendo para Cervantes no número de edições e traduções de suas obras. Morreu assassinado em Viznar (Granada), sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, em 19 de Agosto de 1936.





MORTE

1316. Morre o rei Luís X de França.

2002. Morre Dee Dee Ramone, músico dos "The Ramones".



ANIVERSÁRIOS

Princesa Astrid da Bélgica , nasceu em 1962.


CURIOSIDADES

Dia Nacional da Dinamarca (Dia da Constituição)

O Reino da Dinamarca é o país nódico mais pequeno, localiza-se na Escandinávia, no norte da Europa, é banhado pelos mares Báltico e do Norte, situa-se na península da Jutlândia e é constituído por numerosas ilhas. Fica a norte da Alemanha, a sudoeste da Suécia e a sul da Noruega.




A Dinamarca foi unificada por Harold Bluetooth por volta de 980. Até ao século XII os Dinamarqueses eram conhecidos como Vikings.

A Dinamarca manteve-se neutral durante a I Guerra Mundial. A 9 de Abril de 1940 a Dinamarca foi invadida pela Alemanha (Operação Weserübung) e permaneceu ocupada até ao fim da II Guerra Mundial, apesar de alguma resistência interna. Depois da guerra, a Dinamarca tornou-se membro da NATO e, em 1973, da Comunidade Económica Europeia (mais tarde, 1991, União Europeia).


|