terça-feira, julho 13, 2004

VIAGEM NO TEMPO (13 de Julho)


DESTAQUES E CURIOSIDADES

Dia do Agricultor (Portugal).

Dia do Cantor e Compositor de Música Sertaneja (Brasil).

Dia Mundial do Rock.

Esta data foi instituída pela Amnistia Internacional e pela ONU, em homenagem ao Live Aid, espectáculos realizados em Londres e Filadélfia, em 1985, que renderam cerca de 100 milhões de dólares destinados às campanhas contra a fome na África.

O termo "rock and roll" era uma gíria dos negros americanos, referente ao acto sexual, presente inclusive em letras de blues ("My daddy rocks me with a steady roll" da cantora Trixie Smith de 1922). Allan Freed foi o responsável por usar a palavra para denominar o novo estilo musical que surgia na época. Vale lembrar também que este ano foram comemorados os 50 anos do rock´n´roll, contados a partir da gravação da música "That´s All Right Mama", feita por Elvis Presley, no dia 5 de Julho de 1954.


EFEMÉRIDES

1647. Foi promulgada a criação, na Ribeira das Naus, da Aula de Fortificação e Arquitectura Militar, onde se ministraram pela primeira vez, em Portugal, de forma científica, os conhecimentos técnicos indispensáveis ao exercício das funções de engenheiro. A promulgação deste diploma marca o nascimento da Engenharia Militar Portuguesa e, pode mesmo dizer-se da Engenharia Portuguesa, pois só passados dois séculos é que se diferenciaram os engenheiros militares dos engenheiros civis.

1901. O brasileiro Santos Dumont contorna a Torre Eiffel, em Paris, com um dirigível.

1930. Inicia-se, no Uruguai, o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol.

1997. Cuba recebe os restos mortais de Che Guevara.


VIDA

100 a.C Nasce Júlio César (existe alguma incerteza entre os dias 12 ou 13 de Julho), político e chefe militar romano. Morre assassinado em 44 a.C.

1918. Nasceu Alberto Ascari, corredor de automóveis, pioneiro da Fórmula 1, tendo sido Campeão do Mundo em 1952 e 1953. Morreu. em 26 de Maio de 1955, em consequência de um misterioso acidente, quando testava um Ferrari na Pista de Monza.


MORTE

1951. Morre o compositor Arnold Schönberg, nasceu em Viena, Áustria, e mais tarde naturalizou-se norte-americano.

1954. Morre a pintora mexicana Frida Kahlo.

1970. Morre o escritor norte-americano Arthur Miller.

2003. Morre Compay Segundo, músico cubano.


ANIVERSÁRIOS

Harrison Ford, actor norte-americano. nasceu em 1942.


|