sábado, agosto 14, 2004

VIAGEM NO TEMPO (14 de Agosto)


DESTAQUES E CURIOSIDADES

- Dia do Protesto.

Protestar implica em comprometer-se publicamente, expor as razões de uma causa e possivelmente lutar por ela. Um dos protestos mais marcantes da história foi o movimento conduzido pelo líder pacifista indiano, Mahatma (o Grande Alma) Gandhi. Para libertar a Índia do domínio britânico ele organizou vários protestos pacifistas, entre eles a “marcha para o mar” (1930): uma caminhada de mais de 320 quilômetros, seguida por milhares de pessoas, contra os impostos britânicos sobre o sal. --> texto retirado do Elefante

Se tem razões para isso aproveite o dia para protestar. Olhe que há muita coisa a precisar de protesto. Melhor ainda não se fique pelo Dia do Protesto, continue a protestar.


EFEMÉRIDES

410. Alarico saqueia Roma.

1385. Os Portugueses vencem os Castelhanos na batalha de Aljubarrota. Com esta vitória garantem a sua independência, atingem a maioridade como povo e nação e rompem, pelo menos provisoriamente, com a lógica feudal relacionada com a legitimidade de sucessão ao trono de um país.

1433. Morre D. João I de Portugal. Curiosamente D. João I morre no dia em que se comemoravam 48 anos da vitória portuguesa sobre os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, que legitimou o trono português na pessoa da próprio D. João.

1457. Impressão da primeira obra tipográfica.

1822. Pedro I viaja para São Paulo dias antes de proclamar a independência do Brasil.

1890. É inaugurado o Coliseu dos Recreios em Lisboa.

1900. Pequim é ocupada por um conjunto de tropas formadas por soldados Europeus, Japoneses e Estado Unidenses que estavam em campanha para pôr fim à Rebelião Boxer na China

1932. Aniversário de morte do Rin-tin-tin, o actor canino mais famoso do cinema.

1945. O Japão rende-se depois da invasão soviética Manchúria e da devastação das cidades de Hiroxima e Nagazaqui, devido ao lançamento das duas bombas atómicas americanas. Fim da Segunda Guerra Mundial.

1947. O Paquistão e a Índia tornam-se independentes do Reino Unido precisamente à meia-niote. Tendo em atenção este facto o Paquistão comemora a sua independência no dia 14 de Agosto e a Índia no dia 15 de Agosto.

1956. Morre o dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht.

1971. O Bahrein declara independência da Grã Bretanha.

1980. Lech Walesa lidera greves no porto de Gdansk na Polónia.


ANIVERSÁRIOS

- Wim Wenders, realizador de cinema nascido em 1945.

- Earvin Magic Johnson, famoso jogador de basketball nascido em 1959.

- Halle Berry, actriz norte-americana nascida em 1966.


|