sexta-feira, agosto 20, 2004

VIAGEM NO TEMPO (20 de Agosto)


EFEMÉRIDES

1597. O Rei de Portugal recebe denúncias de corrupção no Brasil.

1882. A Abertura 1812 de Piotr Ilyitch Tchaikovsky é tocada pela primeira vez em Moscovo.

1889. Nasceu em Goiás, Brasil, a poetisa Cora Coralina (cujo verdadeiro nome era: Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas). Voz viva da cidade de Goiás, personagem e símbolo da tradição da vida interiorana, nasceu na casa que pertencia à sua família há cerca de um século e que se tornaria o museu que hoje reconta sua história. Tão longe das grandes cidades como dos credos e receitas de literatura vigentes no Brasil, ela construiu uma obra poética com motivos autênticos do cotidiano interiorano. "Tragédia na Roça" foi seu primeiro conto publicado; mas foi o seu primeiro livro, "Poemas dos Becos de Goiás e outras histórias mais" (1965), que a levou finalmente, aos 75 anos, a ser reconhecida como grande talento literário brasileiro. Depois de publicar "Vintém de cobre - meias confissões de Aninha" (1983), Cora recebeu o prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores. Faleceu em Goiânia, em 10 de abril de 1985. --> texto retirado do Elefante

1914. I Guerra Mundial: tropas alemãs ocupam Bruxelas.

1920. A primeira estação comercial de rádio, 8MK (WWJ), inicia as suas emissões em Detroit, Michigan.

1940. Leon Trotsky, revolucionário bolchevique e antigo comandante do Exército Vermelho, é atingido a tiro num atentado na Cidade do México, onde se encontrava exilado. Foi José Estaline que ordenou o seu assassinato.

1968. Tropas soviéticas e de outros países do Pacto de Varsóvia entram na Checoslováquia para pôr fim à política de abertura e liberalização conhecida pelo nome de Primavera de Praga.

1991. Colapso da União Soviética: A Estónia proclama-se independente da União Soviética.

1992. Barbosa Lima Sobrinho é escolhido para pedir o impeachment de Collor de Mello (Presidente do Brasil).


ANIVERSÁRIOS

- Robert Plant, vocalista da banda de rock and roll, Led Zeppelin. Nasceu em 1948.



|