segunda-feira, setembro 06, 2004

VIAGEM NO TEMPO (6 de Setembro)


EFEMÉRIDES

1620. Colonos ingleses partem de Plymouth a bordo do navio Mayflower rumo ao Novo Mundo.

1757. Nasce o Marquês de Lafayette, soldado francês que se destinguiu no apoio à luta de libertação dos colonos americanos contra o domínio inglês. Morreu em 1834.

1915. O primeiro protótipo de um tanque é testado pelo exército britânico.

1922. É oficializado o Hino Nacional Brasil.

1951. É assinado entre Portugal e os E.U.A., o primeiro acordo da Base das Lages nos Açores.

1968. A Suazilândia torna-se independente.

1974. Acordos de Lusaca entre a Frelimo (Moçambique) e o Governo Português.

1975. Um tremor de terra na Turquia causa a morte de 2 300 pessoas, ferindo 3 400.

1983. A União Soviética admite ser responsável pelo derrube do avião civil coreano abatido sobre o seu território, com 269 pessoas a bordo.

1989. Uma equipa médica portuguesa, chefiada pelo cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas bebés, ligadas pelo abdómen.

1991. A União Soviética reconhece a independência dos Estados Bálticos. A segunda cidade da Rússia recupera o seu nome inicial e passa a designar-se novamente de São Petersburgo depois de já ter tido os nomes de Petrogrado e Leninegrado (desde 1924).

1998. Morte do realizador cinematográfico japonês Akira Kurosawa.


CURIOSIDADES

Dia do Barbeiro e do Cabeleireiro. As atividades dos barbeiros que conhecemos hoje, nem sempre foram as mesmas. No Grande Dicionário Português ou "Thesouro da Língua Portuguesa" do Frei Domingos Vieira, de 1871, as atividades do barbeiro eram divididas em três áreas: o fazer as barbas e cortar os cabelos; o barbeiro de lanceta, sangrador (que aplicava sanguessugas ou ventosas para realizar sangrias) e o barbeiro de espadas. Em comum entre as três atividades, o domínio do mesmo instrumento de trabalho: as navalhas e as lâminas; instrumentos cortantes e afiados. O século XX nos colocou mais próximos dos barbeiros e cabeleireiros de hoje. Em 1910, Helena Rubinstein abriu o primeiro salão de beleza do mundo, em Londres. O primeiro passo para os modernos e capacitados profissionais da beleza contemporânea. --> texto retirado do Elefante


ANIVERSÁRIOS

- Faz hoje 105 anos (nasceu em 1899) o Professor Emídio Guerreiro, humanista e grande lutador contra o regime salazarista e o Estado Novo. Em Portugal participou na maioria das acções para o derrube do regime e esteve prisioneiro no campo de concentração do Tarrafal. Lutou na Guerra Civil Espanhola, nas Brigadas Internacionais, em defesa dos valores republicanos e democráticos. Em França, durante a ocupação Nazi lutou na resistência francesa contra o nazismo e pela libertação da França. Hoje vive lúcido e de saúde em Guimarães, onde lhe vai ser feita uma homenagem.



Emídio Guerreiro


- Roger Waters, músico dos Pink Floyd, nascido em 1944.



|