domingo, setembro 14, 2003

Ainda a propósito do frente-a-frente entre José Pacheco Pereira e Mário Soares no SIC Notícias em 11 de Setembro de 2003.

Um dos assuntos debatidos neste debate foi o do bem versus mal.

Claro que nos casos concretos todos sabemos onde está o bem e o mal e, no caso concreto do World Trade Center, estou completemente de acordo com ambos. Discordo sim é na tentativa de extrapolar um caso concreto para o todo, como fez, penso JPP, de facto a questão do bem e do mal é muito mais complexa para podermos dizer taxativamente aqui está o bem e ali o mal.

Se não fosse assim quem poderia dizer onde está o bem e o mal no conflito Israelo-Palestiniano? Eu, evidentemente, tenho a minha opinião, mas é complicado tê-la quando tantos fazem tanto para fazer desacreditar a razão e as intenções de paz.

Apesar de tudo, mesmo dos atentados, nada é comparável, neste caso ao sofrimento do povo palestino que se viu, e vê, privado dos seus direitos e da sua terra, é perseguido e deportado, tal como o foram os judeus durante a II Guerra Mundial, ou mais cedo quando da sua expulsão da Península Ibérica, primeiro pelos espanhóis e depois pelos portugueses.

O facto de ser perseguido não dá o direito a ninguém de perseguir. Há que saber contornar as organizações terroristas, sejam elas fundamentalistas religiosos ou políticos, organizações de massas ou o próprio Governo. O resultado de todos estes ódio é a morte e o sofrimento tanto para o povo Palestiniano como para o povo Judeu.


|