segunda-feira, outubro 13, 2003

CICLO FERNANDO PESSOA (1888-1935) - VI



CURIOSIDADE - PESSOA EM CHINÊS



AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


28.02.1929

----------------------------------------------------------------


Ao longe, ao luar,
No rio uma vela
Serena a passar,
Que é que me revela?

Não sei, mas meu ser
Tornou-se-me estranho,
E eu sonho sem ver
Os sonhos que tenho.

Que angústia me enlaça?
Que amor não se explica?
É a vela que passa
Na noite que fica.


5.08.1921

----------------------------------------------------------------
Fonte: Antologia de Fernando Pessoa.
Seleção, tradução e anotações de Zhang Weimin.
Instituto Cultural de Macau, 1988

colocado por Isa


|