terça-feira, janeiro 27, 2004

STRESS: O LADO BOM E LADO MAU


O ser humano vem sendo submetido ao stress desde que o mundo é mundo.

Antigamente ele fugia de de animais ferozes, hoje ele se apavora com a violência urbana. Portanto, estar em tensão faz parte das emoções que povoam a arte de estar vivo.

Quer mais stress que o ato de nascer? Para a mãe, para o bebê e para o pai que fica na expectativa, no sofrimento e sem poder fazer muito. Portanto, o stress tem seu lado de combustível necessário para vivermos. O exagero é que faz mal.

O pior componente deste stress maligno é a ansiedade que é filha de um grande mal da humanidade e que se chama expectativa. A expectativa leva a gente a viver num tempo que não existe e que se chama futuro.

Portanto, uma das armas mais poderosas para combater o stress é viver somente no momento presente. Esquecer o passado que já foi e sair do futuro que ainda não chegou.

Aqui tem um exercício com imagens mentais que ajudará você a se livrar daquele stress sufocante do dia a dia.

Sentado, olhos fechados, respire 3 vezes lentamente e leve sua atenção para a intenção deste exercício que é o exercício para acabar com o stress e...

Veja, sinta, perceba, imagine ou faça de conta que você está numa fazenda.

Perceba uma manada de touros correndo em sua direção. Sinta a ansiedade, o sufoco, o medo, a tensão: isso é o stress.

Respire uma vez e saia correndo dalí em direção a uma porteira aberta.

Imagine-se passando pela porteira e ouça o baque que ela faz ao fechar. E sabendo que você está salvo, livre do stress, respire e abra os olhos.

Faça este exercício quantas vezes sentir que for necessário ao longo do dia.


Isabel Telles


|