segunda-feira, fevereiro 02, 2004

CELESTE CARDONA


Segundo Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal Nacional da TVI de 1 de Fevereiro de 2004, Celeste Cardona já não é a Ministra da Justiça. Devido à importância da afirmação e, sobretudo, proferida por MRS, pessoa insuspeita quando à sua filiação partidária, mas que, enquanto comentador, se tem revelado de uma acutilância e independência notáveis, transcrevo aqui o resumo dessa intervenção publicada no site da TVI, saliento no entanto que sendo um resumo não substitui o discurso integral de MRS:

Marcelo Rebelo de Sousa criticou no domingo a ministra da Justiça, Celeste Cardona. No habitual comentário na TVI, o professor disse que a ministra não teve competência para resolver o caso da retenção dos descontos dos funcionários judiciais e acrescentou que, na prática, quem detém a pasta da Justiça é o Primeiro-ministro.

Celeste Cardona «já não é ministra da Justiça, o ministro da Justiça é Durão Barroso», afirmou o antigo líder do PSD. Exemplificando com o Congresso da Justiça (em que o Primeiro-ministro esteve presente) e com os três discursos de Durão Barroso sobre a Justiça, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que «tudo o que de importante foi dito sobre a Justiça em Portugal, nos últimos meses, foi dito pelo Primeiro-ministro».

Perante tal afirmação, vinda de onde veio, e temos de reconhecer que MRS é actualmente uma referência no comentário político e um opinion maker respeitável, pergunto, porque é que a senhora ministra não pede a exoneração do cargo que tem ocupado com tanta incompetência?

Quem não teve oportunidade de assistir em directo ao comentário de MRS aconselho vivamente a ouví-lo aqui, e depois que cada um tire as suas conclusões.


|