sexta-feira, janeiro 30, 2004

AFINAL QUEM É O PRIMEIRO-MINISTRO?


Há alguns dias atrás, estava a dar uma aula sobre a 1.ª República e uma aluna, perante a confusão daquele período da nossa História e fazendo confusão com a actualidade, inocentemente perguntou-me quem era o nosso Primeiro-Ministro. É que, segundo ela, fazia sempre confusão com os nomes de Paulo Portas e Durão Barroso. Calmamente expliquei-lhe que era Durão Barroso e que Paulo Portas era o Ministro da Defesa. A aluna em causa ficou esclarecida e agradeceu por ter desfeito essa sua dúvida.

Entretanto, quando a aula acabou, voltou-me ao pensamento a dúvida referida e dei comigo a falar com os meus botões: como é que alunos do 9.º ano de escolaridade, cujas idades variam normalmente entre os 14 e os 16 anos, tinham este tipo de dúvidas? Não liam jornais, não ouviam a rádio? Provavelmente não. Mas que diabo, não viam televisão? Mesmo que apanhassem apenas bocados dos telejornais ou vissem simplesmente as primeiras páginas dos jornais, teriam concerteza alguma informação sobre o assunto.

Enquanto assim pensava apercebi-me, de repente, que eu mesmo estava a ficar com dúvidas, sobretudo perante os acontecimentos das últimas semanas.


|