domingo, fevereiro 08, 2004

CLASSIFICAÇÃO E PROPRIEDADES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS


ALECRIM: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Estimulante, fortificante, refrescante, digestivo, anti-séptico, diurético, analgésico e aumenta a pressão arterial. Atua positivamente em casos de esgotamento e fraqueza mental, preguiça e desânimo.

BENJOIM: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Aquece, relaxa, é expectorante, anti-séptico, antiespasmódico e diurético, além de atuar positivamente em casos de esgotamento emocional e tristeza.

BERGAMOTA: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Estimulante, refrescante, relaxante, anti-séptica, antiespasmódica, digestiva, expectorante e analgésica. Também atua positivamente em casos de depressão, medo, estresse e tensão pré-menstrual.

CALÊNDULA:POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Cicatrizante, antiinflamatória e digestiva. Atua positivamente em casos de ansiedade.

CAMOMILA:POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Refrescante, relaxante, digestiva, antiespasmódica, diurética, antiinflamatória e é satisfatório em casos de depressão, estresse, irritabilidade e ansiedade.

CÂNFORA: POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Estimula e aquece o coração e os sistemas respiratório e circulatório, tem ação anti-séptica, combate câimbras e atua positivamente em casos de depressão e insônia.

CEDRO: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Anti-séptico, diurético, calmante, expectorante. É satisfatório em casos de depressão, medo e ansiedade.

CIPRESTE: POLARIDADE- YIN.
Propriedades: Relaxante, refrescante, ajuda a estancar o sangue e tem ação antiespasmódica, vasoconstritora e analgésica. Atua em casos de irritabilidade, nervosismo e inquietação.

ERVA-DOCE: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Acalma e tem ação anti-séptica, antiespasmódica, digestiva e diurética.

GERÂNIO: POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Refrescante, relaxante, atua como analgésico, adstringente, expectorante, diurético e tonificante.

HORTELÃ: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Extremamente refrescante, tem ação anti-séptica, analgésica, adstringente, antiespasmódica, digestiva e vermífuga.

JASMIM: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Relaxante, calmante e afrodisíaco, tem ação anti-séptica, antiespasmódica.

LAVANDA: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Refrescante e relaxante, tem ação analgésica e anticonvulsiva.

MANJERICÃO: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Estimulante, refrescante, tem ação anti-séptica e antidepressiva.

MANJERONA: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Aquece e fortifica, além de sua ação analgésica, digestiva e sedativa.

MIRRA: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Refrescante, tonificante, adstringente e estimulante pulmonar.

PATCHULI: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Relaxante, tem ação antidepressiva, afrodisíaca, cicatrizante, desodorante, sedativa e tônica.

ROSA: POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Acalma, tem ação antidepressiva, adstringente, afrodisíaca, depurativa e sedativa, além de ser tônico cardíaco, estomacal e hepático.

SÂNDALO: POLARIDADE - YANG.
Propriedades: Relaxante, tem ação antidepressiva, afrodisíaca, adstringente, expectorante e sedativa.

EUCALIPTO: POLARIDADE - YIN.
Propriedades: Descongestionante, depurativo, diurético, expectorante, analgésico, anti-séptico, cicatrizante. Também atua am casos de falta de atenção e de concentração, dando mais amplitude mental.

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

MASSAGENS - Para formular uma porção suficiente para uma massagem, adicione de 2 a 3 gotas de óleo essencial para cada colher (sopa) de base de óleo vegetal.

COMPRESSAS - Coloque de 5 a 10 gotas de óleo essencial num recipiente com água morna; embeba uma toalha nesta mistura e aplique sobre a área afetada. Repita de forma a manter a área sempre coberta e aquecida.

BANHOS - Adicione de 4 a 8 gotas de óleo essencial em uma banheira de água morna. Em caso de peles sensíveis, dilua as essências em uma colher (chá) de óleo vegetal. Use de 3 a 5 gotas em escalda-pés ou banho de assento.

INALAÇÕES - Adicione de 5 a 6 gotas de óleo essencial num recipiente com água fervente. Coloque uma toalha cobrindo a cabeça e o recipiente e inale o vapor durante alguns minutos. Outra alternativa é colocar de 3 a 4 gotas em um lenço e cheirá-lo rapidamente.

AROMATIZAÇÃO - Adicione algumas gotas de óleo essencial em um borrifador com água. Em aromatizadores com vela, coloque uma colher(sopa) de água morna com algumas gotas do óleo. Para manter o nível da água, complete com água morna.


|