terça-feira, fevereiro 03, 2004

KAÚLZA DE ARRIAGA


Morreu Kaúlza de Arriaga, não vou ser politicamente correcto e cantar loas ao "nobre" militar. Não posso ter qualquer tipo de compaixão por quem nunca teve compaixão pelos outros.

Admito que o homem tivesse qualidades pessoais, mas a partir do momento em que assumiu funções públicas é por elas que deve ser julgado. Um julgamento político, não pessoal.

Kaúlza de Arriaga era um cripto fascista, braço armado da ultra direita nacionalista, mais salazarista que o próprio Salazar.

Foi responsável pelas mais ferozes atitudes colonialista do antigo regime. Comandou a operação de maior envergadura da Guerra Colonial, a Operação Nó Górdio, em Moçambique, a qual foi um fracasso total. Era Governador de Moçambique quando se deu o massacre de Wiriamu e, portanto o seu principal responsável. Defendia a teoria dos pólos, segundo ele os homens eram mais inteligentes quanto mais perto dos pólos nasciam. Bom esta teoria é tão ridícula que eu fiquei sem saber a que pólos se referia. Seria o jogo do pólo? O pólo aquático? Uma fábrica de pólos? Os pólos terrestres? Os pólos celestes? O Marco Pólo? Curiosamente este homem tão setentrional tinha um aspecto bastante meridional. Será que no seu caso se confirmava a sua própria teoria? Era uma ironia do destino.

Ganhou prestígio militar e político com acções onde revelou incompetência militar e política. Conviveu com tudo isto como se fosse um paladino de Deus e do Regime.

A tudo isto sobreviveu sem nunca ter mostrado qualquer pingo de arrependimento ou auto-crítica. Uma vez que era um homem de fé, então que arda eternamente nos quintos do Inferno.

Aposto como em breve o ministro da Defesa irá propor uma qualquer condecoração póstuma a Kaúlza de Arriaga, pelos serviços prestados à Pátria, e então marchará, desajeitamente, para a sua glória, dando mais um passo para cumprir os desígnios para os quais Deus o mandatou,


|