sábado, abril 10, 2004

PÁSCOA


Festa, Confraternização e Curiosidades
História da Páscoa


A natureza inspirou as comemorações mais antigas da páscoa, por povos ainda nômades da era pré-mosaica (antes do profeta Moisés), cerca de 1250 a.C. A chegada da primavera era o motivo para uma grande festa de vários dias.

Para os hebreus, o motivo pascal comemora a saída dos judeus da escravidão no Egito. Os cristãos comemoram a ressurreição de Cristo, celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia do equinócio de março.

O significado da Páscoa

A palavra Páscoa significa "passagem", tanto para judeus quanto para cristãos.

No caso dos hebreus, é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés II. O nome correto da festa judaica é Pessach, ou Passover, e é o feriado mais importante da religião, pois comemora a passagem da escravidão à liberdade.

Para os cristãos, que também consideram a páscoa o feriado mais importante do calendário religioso, o motivo das comemorações é a ressurreição de Cristo após ficar morto por três dias em seu sepulcro. Neste caso, o significado de "passagem" é sair da morte e voltar à vida.

Em todas as línguas a origem da palavra que representa a celebração pascal vem do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

O coelho, símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, são os principais símbolos.

O Coelho

Em cerca de 1700, imigrantes alemães trouxeram para a América um símbolo que até hoje é o maior da páscoa, o Coelho.

Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho foi quem trouxe os ovos.

Uma história mais coesa retrata o surgimento do coelho como símbolo máximo da páscoa à época dos Egípcios, que utilizavam o animal como representação de nascimento e nova vida, enquanto povos ainda mais antigos viam no coelho o símbolo da Lua. Como a lua tem influência total no calendário da páscoa, talvez seja essa a verdadeira origem da relação coelho-páscoa.

O Ovo

Na antiguidade os ovos de Páscoa eram verdadeiras obras de arte não-comestíveis, pintadas em cera e dadas como presente às famílias amigas.

O ovo simboliza também o nascimento, a vida que retorna. Talvez tenha começado a ser dado como presente por persas ou egípcios. Os primeiros acreditavam que a Terra teria saído de um ovo gigante, e os egípcios costumavam tingir os ovos com cores primaveris acreditando em boa sorte. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos especificadamente na Páscoa, como presentes.

No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.

Calculando o dia da Páscoa

Em 325 d.C., o Conselho de Nicea, composto por membros da igreja católica, criou a Tabela Eclesiástica, baseada na "Lua Eclesiástica", imaginária.

Na verdade, o Dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do Equinócio, que é quando o sol passa por sobre a linha do Equador.

A quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quarentena.

A sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

A seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Próximas datas

2004 11 de abril
2005 27 de março
2006 16 de abril
2007 08 de abril
2008 23 de março
2009 12 de abril
2010 04 de abril

Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais.

Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal (maior vela da igraja) e o utilizam para reacender todas as velas da igreja.

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno do calor do fogo e cantam hinos pascais.

Mais alguns símbolos

O cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho.

A cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo.

O pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.


|