quinta-feira, abril 22, 2004

VIAGEM NO TEMPO (22 de Abril)


DIAS ESPECIAIS

Dia Mundial da Terra.
Dia da Comunidade Luso-Brasileira.
Dia Mundial da Aviação de Caça.



EFEMÉRIDES

1500. Pedro Álvares Cabral descobre as Terras de Vera Cruz, que mais tarde passarão a ser designadas pelo nome de Brasil. Depois de 44 dias de viagem, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra - mais com alívio e prazer do que com surpresa ou espanto. Nos nove dias seguintes, nas enseadas generosas do sul da Bahia, os 13 navios da maior armada já enviada às Índias pela rota descoberta por Vasco da Gama permaneceriam reconhecendo a nova terra e seus habitantes.



Pedro Álvares Cabral
(1467 [?]-1520 [?])


1724. Nasce, no seio de uma família humilde, o filósofo germânico Immanuel Kant, em Königsberg, na Prússia. O seu sistema filosófico é conhecido pelo nome geral de criticismo e encontra-se exposto, sobretudo, na Crítica da Razão Pura. Kant diz desenvolver uma "filosofia transcendental" na qual expõe a crítica a que há que submeter a razão humana a fim de indagar as condições que tornam possível o conhecimento a priori. Com a sua filosofia Kant conciliava as disputas entre empiristas e racionalistas. Para isso considera que existem duas faculdades que operam na aquisição de conhecimentos: a sensibilidade e o entendimento. Morre aos 80 anos, também em Könisberg, onde sempre viveu, a 12 de Fevereiro de 1804.



Immanuel Kant
(1724-1804)


1732. Nasce George Washington, em Bridge's Creek, Virgínia, EUA.

1821. Na sequência da Revolução Liberal Portuguesa (iniciou-se no Porto em 24 de Agosto de 1820), é abolida a Inquisição em Portugal. Ver também, sobre a abolição da Inquisição, o post n.º 1160 do Blog do Alex

1870. Nasce Vladimir Ilich Ulianov (Lenine) em Simbirsk na Rússia. Lidera a Revolução Rusa de Outubro de 1917 (Novembro, segundo o calendário gregoriano). A Revolução sai vitoriosa e é instaurado o primeiro regime socialista soviético no mundo. Morre a 21 de Janeiro de 1924. Após a sua morte segue-se um período de luta pelo poder, protagonizado essencialmente por Leão Trotsky e José Estaline, tendo este último saído vencedor, mais tarde, enviou agentes que assassinaram Trostky no seu exílio no México.



Lenine
(1870-1924)



ANIVERSARIANTES FAMOSOS

Jack Nicholson
, actor norte-americano.


|