segunda-feira, abril 19, 2004

VIAGEM NO TEMPO (19 de Abril)


DIAS ESPECIAIS

Dia do Índio. Esta data começou a ser comemorada em 1940, a partir do I Congresso Indigenista Interamericano, no México. Diversos países da América e seus índios foram convidados. Pela sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano. No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, seguisse a comemoração.


EFEMÉRIDES

1882. Morre o naturalista Charles Darwin. Naturalista e biólogo inglês, nasceu a 12 de Fevereiro de 1809, em Shrewsbury e morreu a 19 de Abril de 1882, em Dawn, Kent. Ingressou na Universidade de Edimburgo em 1825 para estudar Medicina mas, não se sentindo identificado com o curso, mudou para a Universidade de Cambridge com o intuito de se tornar pastor da Igreja. Darwin conheceu os professores John Henslow, de biologia, e Adam Sedgwickint, de geologia, que lhe despertaram o interesse pelo estudo da História Natural, área a que se veio a dedicar no percurso da sua vida. Em 1859, publicou a célebre obra em que expôs a sua teoria, The Origin of Species by Means of Natural Selection (A Origem das Espécies pela Selecção Natural). A sua teoria foi alvo de várias críticas por parte de outros cientistas que alegavam falta de provas e explicações para fundamentar as teorias apresentadas. A doutrina proposta por Darwin, segundo a qual a luta pela vida e a selecção natural são mecanismos da evolução dos seres vivos, é conhecida por darwinismo. As suas teorias foram postas em causa, principalmente por membros da Igreja, até inícios do século XX. Foi membro da Royal Society e membro honorário de várias academias de ciências. Os restos mortais de Charles Darwin encontram-se na Abadia de Westminster.



Charles Darwin
(1809-1882)


1899. Nasce Duarte Pacheco. Governante português, do período do Estado Novo, falecido em 1943, teve vários cargos políticos. Foi, desde logo, presidente da Câmara Municipal de Lisboa em 1928. Mas foi como ministro das Obras Públicas (nomeado em 1932) que mais se destacou. Deu incentivo, quer ao programa de obras públicas que então foi executado (estrada Lisboa-Cascais, a auto-estrada Lisboa-Caxias, o Estádio Nacional, etc.), quer ao novo urbanismo da capital, representado pela Fonte Luminosa e pelas Avenidas Novas.


ANIVERSARIANTES FAMOSOS

Manoel Bandeira. Nasce no Recife, Pernanbuco em 1886 e morre em 1968. É considerado o expoente do modernismo brasileiro. Deixou uma vasta obra que abarcou vários estilos: ensaios, crónicas, memórias, mas sobretudo poesia. Em finais de 1904 contrai tuberculose, que o levará a fixar-se no Rio de Janeiro, em 1910 parte para França onde priva com Paul Éluard. Regressa ao Rio de Janeiro com o início da I Guerra Mundial e morre no Brasil em 1968, deixando uma obra singular.



Manoel Bandeira
(1886-1968)


|