segunda-feira, julho 19, 2004

VIAGEM NO TEMPO (19 de Julho)


DESTAQUES E CURIOSIDADES

- Dia Nacional do Futebol (Brasil).

Em 14 de Abril 1895, foi disputado o primeiro jogo do futebol brasileiro. As duas equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo. Charles Miller, um paulista filho de ingleses, retornou da Inglaterra, trazendo bolas, livros de regras e sua experiência como jogador do time de Southampton.  --> texto retirado do Elefante.


EFEMÉRIDES


1870. Guerra Franco-Prussiana: A França declara guerra à Prússia.

1900. Fundação do primeiro clube brasileiro dedicado somente ao futebol.

1943. II Guerra Mundial: Roma é bombardeada pela primeira vez por aviões dos Aliados.

1974. Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa fundam em Portugal, um partido de direita e de inspiração cristã, o CDS, Partido do Centro Democrático Social.

1976. Inauguração da Assembleia Regional da Madeira.

1979. O exército Sandinista toma o controlo da Nicarágua.


VIDA

1814. Nasce o inventor Samuel Colt. Morre em 1862.

1834. Nasce Edgar Degas, pintor impressionista. Morre em 1917.
 
1885. Nasce o Schindler português Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul injustiçado, que afirmou: "Não participo em chacinas, por isso desobedeço a Salazar!". Pode consultar aqui uma biografia de Sousa Mendes. Morre praticamente no esquecimento em 3 de Abril de 1954. A sua memória só será reabilitada em Portugal depois da Revolução do 25 de Abril de 1974.
 
1898. Nasce o filósofo comunista Herbert Marcuse. Morre em 1979.
 
1934. Nasceu, no Porto, Francisco Sá Carneiro, político português e fundador, juntamente com Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota, do PPD, Partido Popular Democrático, que mais tarde alterou o nome para PSD, Partido Social Democrata. Em 1969 foi eleito deputado à Assembleia Nacional pelas listas do partido único, onde se distinguiu como membro da Ala Liberal que procurava uma abertura do regime e consequentemente a democratização. Verificada a ausência de condições políticas para prosseguir o seu projecto renunciou ao mandato a 2 de Fevereiro de 1973. Após o 25 de Abril fui sucessivamente eleito deputado à Assembleia da República. Em 5 de Julho de 1979, com Freitas do Amaral, do CDS, e Ribeiro Teles, do PPM (além dos Reformadores) forma a Aliança Democrática, com a qual alcançará a primeira maioria absoluta nas eleições intercalares de Dezembro desse mesmo ano. Francisco Sá Carneiro morre a 4 de Dezembro de 1980, vítima de um acidente de aviação, quando se deslocava para o Porto para o comício de encerramento da campanha para as eleições presidenciais do seu candidato, o general Soares Carneiro.
 
MORTE
 
1415. Morre a rainha consorte de Portugal, esposa de D. João I, Dona Filipa de Lancaster.

1886. Morre o poeta português Cesário Verde
 
 


|