sábado, setembro 11, 2004

VIAGEM NO TEMPO (11 de Setembro)


DESTAQUES

O Destaque do 11 de Setembro vai, como não podia deixar de ser para o acontecimento que marcou a evolução política da Humanidade nos últimos anos, isto é, o ataque terrorista ordenado por Ossama bin Ladem que destruiu totalmente o World Trade Center (Twin Towers - Torres Gémeas) e parcialmente uma ala do Pentágono.


A este propósito aproveito o texto editado num site brasileiro que costumo consultar regularmente quando procuro efemérides, sobretudo as relacionadas com o Brasil, o Elefante:

Hoje faz três anos que as torres do World Trade Center, símbolos do poderio capitalista americano, foram destruídas no maior atentado terrorista da história. Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu perplexo, ao vivo através de centenas de emissoras de televisão, a imagens que pareciam tiradas de uma tela de cinema. Dois aviões seqüestrados por terroristas da organização islâmica fundamentalista Al Qaeda chefiada por Osama bin Laden, chocaram-se contra as torres gêmeas do WTC em Nova York; enquanto um terceiro precipitava-se sobre o Pentágono em Washington e um quarto Boeing caia perto de Pittsburgh. Sobre esse acontecimento, uma das frases que mais se repete é - "depois desse dia o mundo nunca mais foi o mesmo". Realmente, fica difícil expressar-se de outra forma sobre o atentado que afetou a maior potência econômica e militar do planeta. As mudanças representadas por esse fato atingiram as finanças americanas e mundiais; alterando a política dos Estados Unidos em relação aos outros países, gerando guerras e novos atentados com milhares de mortes, e sobretudo expondo o complexo universo muçulmano, um claro limite à globalização e ao modelo norte-americano de livre economia.

No entanto merece igual destaque um outro 11 de Setembro, o do Golpe de Estado de Pinochet que, com a ajuda americana (Nixon, Kissinger e CIA), derrubou o regime democrático de Salvador Allende e instaurou no Chile uma ditadura sanguinária que causou a morte a milhares de chilenos. Apesar do Chile ser hoje uma democracia e dos esforços internacionais, o ditador Pinochet não foi ainda julgado pelos crimes cometidos contra o Chile e a Humanidade. Exigimos o fim desta vergonhosa impunidade e a realização de julgamento imparcial e isento dos crimes cometidos sobre as ordens directas de Pinochet e seus sequazes, regalia que os democratas e opositores do regime nunca tiveram, sendo sistematicamente torturados e assassinados por delito de opinião.



EFEMÉRIDES

1297. Batalha de Stirling Bridge - Os escoceses liderados por William Wallace derrotam os ingleses.

1541. A cidade de Santiago do Chile é destruída por tribos indígenas.

1714. Barcelona rende-se aos exércitos espanhol e francês na Guerra da Sucessão de Espanha.

1973. Golpe de Estado de Augusto Pinochet derruba, no Chile, o governo democrático de Salvador Allende, que é assassinado. Este golpe teve apoio americano nomeadamente por parte de Kissinger, de Nixon e da CIA Na sequência deste Golpe de Estado instaurar-se-á no Chile uma feroz ditadura que causou milhares de mortos e desaparecidos.

1985. Dois comboios chocam em Alcafache na linha da Beira Alta, entre Nelas e Mangualde, matando 37 pessoas e ferindo 170.

2000. Activistas protestam contra a reunião do World Economic Forum, realizado em Melbourne, Austrália.

2001. Ataque terrorista levado a cabo pela Al Qaeda, liderada por Ossama bin Laden, a Nova Iorque e Washington. Mais de 3.000 mortos. Em resultado deste atentado as Twin Towers são completamente destruídas, assim como uma das alas do Pentágono.


CURIOSIDADES

1961. É fundado o World Wildlife Fund.


PERSONALIDADES JÁ DESAPARECIDAS

1891. Suicida-se em Ponta Delgada o poeta português Antero de Quental.

1922. Morre no Campo de Concentração do Tarrafal, Bento Gonçalves.

1971. Morre Nikita Khrushchev, Secretário-Geral do PCUS, que liderou a União Soviética após a morte de José Estaline até 1964.

1978. Ronnie Peterson morre carbonizado num acidente no Grande Prémio de Itália em Fórmula 1, em Monza.

1987. Lorne Greene, actor norte-americano que se tornou famoso com o seu desempenho no papel de Ben Cartwright da série televisiva Bonanza.

1987. Morre Peter Tosh, cantor e músico jamaicano..

1994. Morre Jessica Tandy, actriz norte-americana nascida em Londres.

2001. Morre, vítima dos atentados terroristas do 11 de Setembro, a comentadora de televisão Barbara K. Olson, que viajava num dos aviões desviados pelos terroristas.

2003. Morre, vítima de assassínio, Anna Lindh, Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia.


ANIVERSÁRIOS

- Brian de Palma, realizador de cinema, nascido em 1940.

- Franz Beckenbauer, futebolista alemão, nascido em 1945.

- Richard Melville Hall, conhecido pelo nome de Moby, músico, nascido em 1965.


|