quarta-feira, abril 14, 2004

VIAGEM NO TEMPO (14 de Abril)


DESTAQUES

Dia Pan-Americano.

Dia Internacional do Café. A produção mundial de café é de mais de 5 milhões de toneladas por ano, liderada pelo Brasil que produz cerca de 2 milhões. A América Latina participa do mercado internacional com mais de 3 milhões e meio de toneladas, produzidas, além do Brasil, pela Colômbia, México, El Salvador, Guatemala e outros. Os EUA são o maior consumidor, importando cerca de 1/3 do café cultivado no mundo.



EFEMÉRIDES

1865. Assassinato de Abraham Lincoln, presidente dos EUA, em Washington quando assistia a um espectáculo de teatro. Lincoln nasceu em 12 de Fevereiro de 1809, numa cabana de lenhador no Kentucky. Aos 7 anos mudou-se com a família para o Indiana. Conforme ía crescendo Lincoln revela um gosto especial pela leitura e preferia estudar a trabalhar no campo. Isto levou a uma difícil relação com o seu pai que era exactamente o oposto.Em 1832 candidata-se pela primeira vez no Estado de Illinois, cuja eleição perde, mas candidata-se novamente em 1834, 1836, 1838 e 1840, ganhando sempre as eleições.Estudou leis e tornou-se advogado em 1836. Durante o seu precurso político afirma-se como contrário à propagação da escravatura, mas não se assume como abolicionista.Em 6 de Novembro de 1860 é eleito Presidente dos EUA, voltando a ser reeleito em 1864. Abraham Lincoln é recordado para seu papel vital como o líder em preservar a união durante a guerra civil e por ter começado o processo que conduziu ao fim da escravatura nos Estados Unidos. É recordado também pelo seu carácter, os seus discursos, e como um homem de origem humilde cuja determinação e perseverança lhe permitiu alcançar o cargo mais alto dos EUA.



Abraham Lincoln
(1809-1865)


1895. Realização do primeiro jogo de futebol no Brasil.

1912. O Titanic choca com um iceberg às 23h 40m. O Titanic, a glória da indústria britânica tinha deixado o porto de Southampton, Inglaterra, no dia 10 de Abril, era considerado inafundável.



1963. Sidney Poitier é o primeiro negro a receber um Oscar de melhor actor.


|