terça-feira, abril 13, 2004

VIAGEM NO TEMPO (13 de Abril)


DESTAQUES

Dia Mundial da Imprensa.

Dia do Beijo. O beijo é um assunto tão interessante que já ganhou até um manual. Trata-se do livro "O Dossier do Beijo: 484 maneiras de se beijar" de autoria de Pedro Paulo Carneiro. Segundo o autor, do seu nascimento até a morte, você terá 24 mil beijos para serem trocados, divididos, roubados... Você pode conferir as dicas do autor, mas certamente nesse assunto só a prática pode levar à perfeição!.



EFEMÉRIDES

1995. Mais de mil jovens portugueses manifestam-se em Vila Nova de Foz Côa contra a construção da barragem e em defesa da preservação de pinturas rupestres pré-históricas. O património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20 000 anos atrás o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal. Desde Agosto de 1996, o Parque Arqueológico do Vale do Côa organiza visitas a alguns núcleos de gravuras. Esta riqueza arqueológica foi descoberta quando se iniciavam obras para a construção de uma barragem. A construção desta barragem ameaçava a preservação daquele tesouro aequeológico. Com vista a pressionar o governo a abandonar a construção da barragem naquele local, organizaram-se manifestações de protesto um pouco por todo o lado, da qual a referenciada aqui é exemplo disso. Mais informação sobre as gravuras rupestres de Foz Côa aqui.



Gravuras Rupestres de Foz Côa




ANIVERSARIANTES FAMOSOS

Samuel Beckett, escritor irlandês (1906-1989). Escreveu ensaios, poemas, romances e peças de teatro. A sua peça teatral À Espera de Godot (1952) é considerada a obra-prima do teatro do absurdo. Beckett foi prémio Nobel da Literatura em 1969.

Garry Kasparov, Xadrezista russo, nascido em 1963. Em 1985 ganhou, pela primeira vez, o título de campeão mundial de xadrez, derrotando o seu compatriota Anatoli Karpov.


|