segunda-feira, junho 21, 2004

O Triunfo dos Feios, Porcos e Maus


Que é como quem diz o triunfo dos mal-amados.

Foi brilhante a vitória da selecção portuguesa, que se qualificou para os quartos de final no Euro 2004.



Espanha, 0 - Portugal, 1

Já disse várias vezes que não gostei de muitas das opções do Sr. Scolari durante os cerca de dois anos que durou a fase de preparação, eu diria talvez de construção, de uma Selecção Nacional para o Euro. Também afirmei, quando foi feita a escolha dos 23 que iriam estar na fase final, que os jogadores seleccionados formavam um grupo de grande jogadores e que, a partir desse momento, os iria apoiar sem reservas e, caso houvesse necessidade de fazer críticas, as faria quando o Euro acabasse.

As críticas às opções técnico-táticas que eu, e muitos outros, fizémos, foram sempre interpretadas como falta de patriotismo, "bota-abaixismo" e clubite. Na verdade as críticas, que em meu entender se justificavam, foram sempre o contrário, porque queríamos a melhor Selecção possível e não fazer figura de bombos da festa.

É inquestionável que ninguém pode ignorar o que de bom foi feito no FC Porto nos últimos dois anos. O FC Porto e os seus jogadores, durante o período referido, são incontornáveis. Mas o que assistimos foi a um autismo desenfreado por parte dos principais responsáveis e, em particular, por parte do Sr. Scolari.

Felizmente, e digo-o com mágoa, que Portugal perdeu o primeiro jogo com a Grécia o que levou o Sr. Scolari a compreender que não valia a pena continuar a teimar e operar uma transformação na equipa, a qual poderia ter sido feita calmamente sem o risco que foi operá-la em pleno campeonato. Felizmente que a equipa está a corresponder de jogo para jogo, melhorando o conjunto, dando-lhe agressividade e ambição.

Todos os 23 são jogadores fantásticos, mas uns estão em melhor forma física ou psicológica, do que outros, por isso não tem que haver melindres, o futebol é um jogo colectivo e, por isso, a equipa é que conta, só assim poderão aparecer os desequilibradores. A vitória da equipa é a vitória de todos. Aos mais velhos devemos muito, dos mais novos esperamos maravilhas. O conjunto dos dois forma a nossa Selecção, composta por maturidade, irreverência e ambição. Por isso toda essa transformação deveria ter sido iniciada a tempo para evitar certas frustações, que ninguém merece.

Louvo o Sr. Scolari por ter compreendido que era esse o caminho, reconheço que é o mais difícil, mas também é o que poderá dar mais frutos, agora ou no futuro. Não aceito a desculpa do Sr. Scolari quando diz que só agora teve 20 ou 30 dias para observar calmamente os jogadores, pois durante todo o tempo em que está à frente da Selecção nunca teve nenhuma porta fechada, a não ser aquelas que ele próprio fechou, para observar os jogadores em treinos ou em jogos, para discutir com os respectivos treinadores as características psicológicas, físicas, técnicas e tácticas deste ou daquele. Se não o fez foi porque não quiz, no entanto também está de parabéns porque finalmente reconheceu o erro e agiu em conformidade.

Todos esperamos que a revolução operada dê frutos e que o Sr. Scolari consiga levar este conjunto de 23 excelentes jogadores ao lugar que eles, ele e nós adeptos, merecemos.

A Selecção Nacional já começa a funcionar como uma equipa e está a transformar-se num conjunto temível. Os nosso adversários já só nos querem encontrar na final. Vamos fazer-lhes a vontade.

Até já me atrevo a dar a minha Selecção inicial para os próximos jogos:


Moreira

Miguel - Ricardo Carvalho - Jorge Andrade - Nuno Valente

Costinha

Deco - Maniche - Figo

Cristiano Ronaldo - Nuno Gomes



PARABÉNS SELECÇÃO NACIONAL! QUE CONTINUEM NA SENDA DA VITÓRIA!


|