quinta-feira, junho 17, 2004

VIAGEM NO TEMPO (17 de Junho)


DESTAQUES

Dia Mundial da Luta Contra a Seca e Despovoamento.

Quando se integra na Natureza, o homem muda as relações entre os sistemas naturais. A seca e a desertificação são em parte fenómenos naturais, contudo a acção humana incorreta na forma de desmatamento, assoreamento de rios, mau uso do solo entre outras práticas, intensifica ainda mais estes fenómenos.


EFEMÉRIDES

1579. Sir Francis Drake reclama, para a Inglaterra, a Califórnia.

1776. Termina a invasão americana do Quebec.

1925. Protocolo de Genebra proíbe o uso de armas químicas e bacteriológicas em guerras.

1944. A Islândia torna-se independente.

1972. São presos cinco altos funcionários da Casa Branca implicados no Escândalo Watergate, por pratica de espionagem política na sede do Partido Democrático para favorecer o Partido Republicano e o Presidente Nixon.

1976. A China testa o sua primeira bomba de hidrogénio.

1992. Ganesh Sittamplam, com 13 anos, forma-se em Matemática pela Surrey University, passando a ser o licenciado mais jovem de todos os tempos.


VIDA

1882. Nasce o compositor russo Igor Stravinsky. Morre em 1971.

1917. Nasce o cantor norte-americano Dean Martin. Morre em 1995.


MORTE

1996. Morre o filósofo norte-americano Thomas Kuhn. O seu livro mais famoso chama-se The Structure of Scientific Revolutions. Nesta obra, Kuhn defende que que não existe evolução ou progresso científico e que a ciência é actualmente um processo irracional, processo esse que salta de paradigma em paradigma sem que realmente se aproxime verdadeiramente da verdade. Este ponto de vista é particularmente popular entre os relativistas que gostam de negar a existência de verdades absolutas. --> Apoiado, digo eu!



Thomas Kuhn (1922-1996)



ANIVERSÁRIOS

Venus Williams, tenista norte-americana. Nasce em 1980.


|