domingo, junho 20, 2004

VIAGEM NO TEMPO (20 de Junho)


DESTAQUE/CURIOSIDADES

Dia Nacional do Ardina (Portugal)


EFEMÉRIDES

1819. Chega a Liverpool o navio norte-americano US Savannah. Foi o primeiro barco a vapor a atravessar o Atlântico, no entanto grande parte da travessia foi ainda feita a velejar.



US Savannah

1837. Inicia-se, no Império Britânico, o reinado da Rainha Victoria.

1877. Alexander Graham Bell instala o primeiro serviço comercial de telefone em Hamilton, Ontário.

1960. Independência do Mali e do Senegal.

1963. Guerra Fria: É posta em funcionamento uma linha directa entre a União Soviética e os Estados Unidos.

1991. Berlim volta a ser a capital da Alemanha após a unificação.

2001. É resgatado do rio Douro o último automóvel do acidente da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, com mais três cadáveres no interior.


VIDA

1819. Nasce Jacques Offenbach, compositor germano-judeu. Morre em 1880.

1899. Nasce em Béziers, Languedoc-Roussillon, França, Jean Moulin, líder e herói da Resistência Francesa durante a II Guerra Mundial.



Jean Moulin (1899-1943)

Durante a ocupação alemã (II Guerra Mundial), Moulin foi preso e torturado pela Gestapo. Na prisão tentou cometer suicídio, cortando a garganta com um pedaço de vidro. Depois de recuperar foi libertado. Moulin era Presidente da Câmara e, em finais de 1940, por ordem do governo de Vichy, todos os presidentes de câmara, que pertencessem a partidos de esquerda deveriam resignar aos seus cargos. Jean Moulin recusou cumprir esta ordem de abandonar um cargo para o qual tinha sido democraticamente eleito, em resposta o governo de Vichy demitiu-o do cargo. Em 1941 foi para Londres, onde o General Charles de Gaulle o nomeou líder da resistência em França.

Moulin regressou a França a 1 de Janeiro de 1942. A principal missão de Moulin era unificar a luta dos diferentes grupos de resistência a actuar em território francês. Fundou um jornal clandestino, em parceria com Albert Camus, entre outros, com o objectivo de levantar o moral dos franceses e resistir à ocupação nazi. Persuadiu os oito maiores grupos de resistência a fundarem o Conseil National de la Resistance.

Foi capturado em França pela Gestapo em 1943 em resultado de traição, a qual ainda hoje está envolta em contrvérsia. Brutalmente torturado, morre em 8 de Julho de 1943, quando estava a ser transportado para um campo de concentração na Alemanha.

Originalmente foi enterrado no cemitério de Le Père Lachaise em Paris, mais tarde, quando Presidente da França, Charles de Gaulle, ordenou que os seus restos mortais fossem para o Panthéon National.

1909. Nasce Errol Flynn, actor norte-americano. Morre em 1959.


ANIVERSÁRIOS

Martin Landau, actor norte-americano. Nasce em 1931.

Danny Aiello, actor norte-americano. nasce em 1936.

Lionel Richie, cantor norte-americano. nasce em 1949.

Nicole Kidman, actriz americana e australiana. Nasceu em Honolulu, Havai em 1967. Viveu nos Estados Unidos até aos 4 anos, quando a sua família foi viver para a Austrália.


|