sábado, setembro 27, 2003

AINDA SOBRE O ARTIGO DE JPP NO ABRUPTO INTITULADO: O ESTADO PROVIDÊNCIA VISTO PELOS "DE BAIXO".

Se é um facto que aplaudi o referido artigo de JPP, também é verdade que ficou implícita alguma crítica.

É o que irei tentar esclarecer.

Quando afirmo que a delacção não é solução pretendo chamar a atenção para que a justiça fiscal não se obtém com manobras delactórias, mas sim com acção. Acção dos Governos que têm obrigação e dever de promover a justiça fiscal e social, ora esta acção não tem existido.

Se antes do 25 de Abril a fuga aos impostos poderia ser encarada como mais uma tentativa de lutar contra a ditadura, no pós 25 de Abril já não existe essa justificação e, por isso, os Governos da 2ª República, repito, os Governos da 2ª República tinham (têm) a obrigação de agir para combater a fraude e evasão fiscal, os lobbies e a economia paralela.

JPP como figura responsável e militante destacado de um do principal partido que sustenta a actual coligação governativa e que, em outras ocasiões, já governou o país em regime de maioria absoluta, não pode limitar-se a constatar o facto e congratular-se com a situação que descreve. A ele e ao seu partido exige-se que tome (ou até que já tivesse tomado) a iniciativa de promover a tam falada e ambicionada reforma fiscal. De outra forma ficamos por mais um paleativo para entreter os icautos e proporcionar figuras de estilo aos "profissionais" da política.

A reforma fiscal é tão urgente e tão fundamental que não pode ser obra de um só partido e, por isso, deve trabalhar-se (e rapidamente) para um amplo consenso nesta matéria, pois já foi perdido demasiado tempo.

Com a honestidade intelectual que lhe reconheço, espero que JPP se torne num paladido da luta contra a fraude e evasão fiscal, dentro e fora do seu partido e deixe simplesmente de mandar uma "bocas", o Governo é dele e por isso não pode andar aqui só a divertir-se, pois tem obrigações, o senhor é deputado europeu e figura de proa do PSD, por isso é curial que aja em conformidade com as suas responsabilidades.


|