segunda-feira, janeiro 12, 2004

MEDITAÇÃO


Por quê meditar?

Todo mundo deseja a felicidade embora pareça que poucos dentre nós a encontramos. Na nossa busca da satisfação passamos de um relacionamento para outro, de um emprego para outro, de um país para outro. Gastamos nosso dinheiro com aparelhos sofisticados de som, computadores, férias no sol. Ou tentamos voltar à Natureza, comer alimentos integrais, praticar ioga e meditar. Praticamente tudo que fazemos é uma tentativa de encontrar a verdadeira felicidade em “coisas interessantes” e evitar o contato profundo conosco mesmo. Temos medo desse contato porque ele está baseado no medo da ignorância, da raiva e do apego.

A meditação é uma atividade da consciência mental: envolve uma parte da mente que observa, analisa e lida com o resto da mente. Se formos capazes de observar já não somos mais totalmente inconscientes. Estando conscientes podemos transformar.

A meta da meditação é despertar um nível de consciência extremamente sutil e utilizá-la para descobrir a realidade, direta e intuitivamente.

Meditação analítica

Compreensão conceitual de como são as coisas. É uma sessão de estudo intensiva que pode despertar um nível de pensamento conceitual muito mais sutil e potente daquele que possuímos no dia a dia. Antes que possamos saber “como são as coisas” precisamos primeiro identificar nossas concepções erradas.

Meditação analítica é a contemplação, é a base para a meditação estabilizadora. A Meditação analítica depende de ouvir, ler e receber os ensinamentos do Dharma.

Contemplamos os ensinamentos até que surge uma experiência: uma inspiração virtuosa, como um sentimento profundo de compaixão que leva a nossa mente a um pensamento claro e determinado. Quando esta sensação surgir, meditamos nela unifocadamente. Se a mente perde esta concentração, voltamos a meditação de contemplação até voltar a sensação despertada e poder concentrar-se nela novamente.

Meditação estabilizadora (ou posicionada na concentração unifocada)

Concentração dirigida num único ponto: a respiração, a natureza da mente, um conceito, uma imagem visualizada - sem interrupção. Dizer para mente “Pense e sinto isso!”

As meditações estabilizadores e analíticas são complementares e utilizadas numa mesma sessão. A meditação de visualizações Tântrica também envolve essas duas etapas.

Bibliografia: COMO MEDITAR – um guia prático. Kathleen McDonald. Ed.Pensamento

COMO MEDITAR

1. Rezas Preliminares: preparam a nossa mente para uma meditação bem sucedida: purifica e inspira a mente positivamente.

2. Contemplação através de analogias, e perguntas que despertam perguntas.

3. Quando, por meio de nossas contemplações, o objeto aparecer claramente, deixamos nossa meditação analítica e nos concentramos no objeto unifocadamente. No próprio insight.

4. Dedicação: estabiliza e multiplica a energia positiva criada. Senão ela poder ser facilmente destruída pela raiva.

5. Prática subseqüente: incorporar a experiência na vida quotidiana


|