sábado, setembro 27, 2003

O PONTO DA SITUAÇÃO

O “ACUSO!” começou a ser publicado no passado dia 24 de Junho, ainda hesitante e a apalpar terreno. Seguiu-se um período de interregno que coincidiu com as férias do promotor (passadas em solo pátrio que isto da crise é para todos), entretanto alargou o seu número de membros (somos actualmente quatro, mas pretende-se que no futuro sejamos mais).

Não é um blog partidário (com exepção de um membro, cuja filiação no BE é evidente, nenhum dos restantes membros, incluindo o promotor do "ACUSO!" têm qualquer filiação partidária), mas também não é apolítico, os seus membros, presentes e futuros, movem-se na área da esquerda, mas têm opções e, sobretudo, opiniões diversificadas. Não é um blog fechado e não há censura, cada membro escreve o que lhe apetece dentro dos princípios do respeito e da tolerância, mas não abdicam das suas posições.

Não pretende reduzir o espaço de debate de ideias a este fantástico mundo da internet, mas pelo contrário acrescentar mais um sítio onde essa discussão se torne possível. Não pretende ser uma feira de vaidades mas sim permitir o encontro de ideias e troca de pontos de vista.

A responsabilidade dos artigos publicados é pessoal, por isso cada membro disponibiliza o seu e-mail para que as suas ideias possam ser debatidas e comentadas por quem quiser, cabe a cada um aceitar ou não a polémica com os leitores.

Os princípios do “ACUSO!” são totalmente livres e independentes e os seus artigos só vinculam a opinião do seu autor. No “ACUSO!” não há censura!

O documento que deve estar sempre presente na mente dos seus membros é simplesmente “A Declaração Universal dos Direitos do Homem”, aprovada e adoptada pela Assembleia-geral das Nações Unidas na sua resolução 217A (III) de 10 de Dezembro de 1948. Por isso defenderemos intransigentemente os valores da liberdade e igualdade no respeito pelas diferenças.

Não pretendemos um blog “humanesco”, no sentido de animalesco, mas sim humanista, mas sem carga intelectualóide ou pretensiosa erudição.

No “ACUSO!” todos os assuntos podem ser tratados. Desde a política ao desporto, da economia à sociedade, do nacional ao internacional, passando ainda por outros temas tão diversificados como música, literatura, história, arquitectura, ambiente, artes, humor, etc.

Umas vezes será doce e intimista, outras agressivo e radical, outras ainda humorístico, mas nunca conformado.

Já sabem com o que podem contar da nossa parte, esperamos que continuem a visitar este nosso/vosso espaço de debate.


|