Não podia deixar de passar em claro o Dia Mundial do Teatro, relembrando precisamente a última vez que fui ao Teatro, precisamente há uma semana, dia 20 de Março, quando me desloquei ao Coliseu do Porto para assistir a uma magnífica interpretação da Ópera do Malandro de Chico Buarque.
Interpretação e encenação excelentes. Na parte musical não quero deixar de destacar três interpretações excepcionais: "O Meu Amor" dueto entre Teresinha (Soraya Ravente) e Lúcia (Alessandra Maestrini); "Palavra de Mulher" canção de Lúcia (Alessandra Maestrini; "Geni e o Zepplin" canção de Geni (Fernando Eiras). Se de facto todo o espectáculo valeu por um todo, estas três canções e as suas extraordinárias interpretações foram, quanto a mim, o ponto alto do espectáculo.
Dia Mundial do Teatro (27 de Março) 
No intervalo, enquanto andava pelo meio das pessoas a fumar um cigarro, assisti a algumas conversas ou comentários curiosos. Um deles foi um diálogo entre duas senhoras dos seus sessenta e poucos anos, as quais, um pouco indignadas diziam uma à outra que "aquilo não era uma ópera, mas sim uma opereta". Foi preciso o intervalo para chegar àquela brilhante conclusão. Será que sabiam/sabem quem é Chico Buarque? Ou foram ver só porque era de "bom tom" ir ver a Ópera do Malandro? Ou será que simplesmente eu estava descontextualizado da conversa?
Não quero terminar este post sem destacar o elenco desta magnífica interpretação da Ópera do Malandro:
ELENCO
Max Overseas - Alexandre Schumacher
Duran - Mauro Mendonça
Vitória - Selma Reis
Teresinha - Soraya Ravente
Chaves - Thelmo Fernandes
Geni - Fernando Eiras
Lúcia - Alessandra Maestrini
Barrabás - André Falcão
PROSTITUTAS
Dóris Pelanca - Ada Chaseliov
Fichinha - Sabrina Korgut
Mimi Bibelô - Ivana Domenico
Dorinha Tubão - Renata Celidônio
Shirley Paquete - Marya Bravo
Jussara Pé de Anjo - Lilian Valeska
China Blue - Ester Elias
MALANDROS
General Electric - Ronnie Marruda
Johny Walker - Renato Rabelo
Philip Morris - Ricca Barros
Big Ben - Cristiano Gualda
Kid - Beto Serrador
Direcção, Cenografia e Figurino: Charles Möeller
Direcção Musical: Cláudio Botelho
Texto, Música e Letras: Chico Buarque
Não quero terminar este
post sem fazer um apelo: Vão ao Teatro, apoiem os actores. Aos homens do teatro os meus votos para que deixem os palcos das grandes cidades e se desloquem ao interior o mais possível, este pedido é também um alerta para o Ministério da Cultura.